A companhia aérea Binter vai realizar voos entre Tenerife, nas Canárias, e Ponta Delgada, nos Açores, com periodicidade semanal até 21 de outubro, divulgou hoje o Governo Regional.
Em comunicado, o executivo açoriano refere que, até ao final da operação, a operadora aérea do arquipélago espanhol vai operar 17 voos, num avião Embraer E195-E2, estando disponíveis 132 lugares por cada voo.
Os voos irão realizar-se às terças-feiras, indica ainda o Governo Regional.
Hoje, no voo inaugural da nova rota, a secretária Regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, Berta Cabral, considerou que a aposta da Binter nesta rota “é sinal de que a ligação entre a Gran Canária e Ponta Delgada, que existe há já alguns anos, correu de acordo com as expectativas da companhia aérea canarina”.
Citada na nota do Governo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), Berta Cabral adiantou ainda que o primeiro voo teve uma taxa de ocupação “muito boa, acima de 73%”, de Tenerife para Ponta Delgada, enquanto no percurso inverso a taxa de ocupação ficou nos 80%, “o que é muito promissor”.
“Espero que esta nova rota se consolide. Há muita afinidade entre os Açores e as Canárias, como entre Portugal e Espanha. Neste momento, a Espanha é o nosso terceiro mercado emissor e julgo que esta nova rota será mais uma a fazer parte da grande conectividade existente entre os dois países ibéricos”, acrescentou.
Ainda segundo a governante, atualmente voam para Ponta Delgada 14 companhias aéreas, provenientes de 30 destinos, sendo que os Açores têm vindo “a consolidar, de ano para ano, o destino Açores com novas rotas”.
“Este ano, temos mais três novas rotas, de Dusseldorf e Tenerife para Ponta Delgada e de Zurique para a ilha Terceira”, referiu.