Milhares de fiéis participaram, este sábado à noite, na tradicional cerimónia da mudança da imagem do Senhor Santo Cristo dos Milagres, em Ponta Delgada, dando início às maiores festas religiosas dos Açores.
Durante mais de duas horas, os crentes passaram diante da imagem do “Ecce Homo”, muitos com telemóveis na mão para registar o momento, num ambiente marcado por profunda emoção, entre lágrimas, sorrisos e orações. Cumpriu-se, assim, mais uma vez, a tradição centenária que une os açorianos num sentimento de fé e devoção.
A imagem sagrada foi transferida do coro baixo do Convento da Esperança para a Igreja de São José, onde permanecerá durante a noite deste sábado, saindo amanhã, domingo, para o adro do Convento da Esperança, onde será celebrada a missa campal. O momento foi acompanhado por uma multidão de fiéis, muitos vindos de várias ilhas e da diáspora açoriana, que regressam todos os anos à Região para prestar homenagem ao Senhor Santo Cristo dos Milagres.
As festas de 2025 têm como figura principal o Arcebispo de Boston, cardeal Sean O’Malley, que preside às celebrações religiosas deste ano, reforçando a ligação histórica e espiritual entre os Açores e as comunidades emigrantes nos Estados Unidos da América.