O reitor do Santuário do Senhor Santo Cristo dos Milagres, cónego Manuel Carlos Alves, garantiu esta quinta-feira, no encerramento do tríduo preparatório, que “tudo está preparado” para o arranque da maior festa religiosa dos Açores, cuja abertura oficial acontece esta sexta-feira, às 21h00, com a inauguração da iluminação em Ponta Delgada.
Durante a última pregação, o pregador convidado, padre José Paulo Machado, destacou a dimensão espiritual e simbólica da Procissão Solene do Domingo, afirmando que este momento “transfigura a cidade” e representa “o ponto mais alto da alma crente do povo micaelense e açoriano, na bondade, na verdade e na beleza”.
“Está a chegar a hora desta grande manifestação”, disse o sacerdote, acrescentando que “a fé não é ficar no mesmo lugar. Sai, transforma-te e abraça-me”.
Ao refletir sobre o significado profundo da procissão, o pároco da Fajã de Baixo evocou três dimensões essenciais: a suspensão do tempo, que convida a “um mergulho íntimo no tempo de Deus”; a beleza visível nos tapetes florais e nas opas, que classificou como “um colosso”; e a força evangelizadora da vivência comunitária.
“A transfiguração sofrida pela cidade durante o domingo deve significar também uma verdadeira transfiguração de todos e de cada um dos peregrinos”, sublinhou.
O último dia do tríduo foi também dedicado ao beato João Baptista Machado, mártir jesuíta e padroeiro da Diocese de Angra, precisamente no dia em que se assinala o seu nascimento. O momento foi marcado por uma expressiva participação dos fiéis, o que, para o reitor, são “bons sinais” da adesão popular.
“Há mais pessoas no tríduo, mais flores, mais animais nas arrematações, mas o mais importante de tudo é que mais pessoas possam sentir este amor do Senhor”, afirmou o cónego Manuel Carlos Alves, que organiza pela segunda vez estas festividades enquanto reitor.
A concluir, o sacerdote deixou palavras de agradecimento ao pregador, à mesa da Irmandade do Senhor Santo Cristo dos Milagres e ao povo crente, fazendo ainda um apelo à responsabilidade ambiental dos peregrinos.
“Tenhamos cuidado com a limpeza da nossa cidade e com o ambiente; custa pouco, mas se todos ajudarmos, o nosso cuidado terá um significado grande para toda a cidade. Também assim daremos um testemunho de fé”, frisou.
As Festas do Senhor Santo Cristo dos Milagres decorrem até domingo, dia em que se realiza a tradicional Procissão Solene, com milhares de fiéis esperados nas ruas de Ponta Delgada.