A Associação Açoreana de Karaté-Do e Disciplinas Associadas (AAKDA) vai estar representada por 26 atletas e seis treinadores na prestigiada Liga de Karaté da Federação Nacional de Karaté – Portugal (FNKP), que se realiza nos dias 24 e 25 de maio, no Pavilhão Multiusos de Gondomar.
Este evento, considerado uma das mais exigentes competições nacionais, integra o calendário oficial da FNKP e é pontuável para o ranking nacional, reunindo 592 atletas e 108 treinadores, em representação de 103 clubes de 40 associações espalhadas por todo o país. A competição decorre em seis áreas simultâneas, durante aproximadamente nove horas no sábado e sete no domingo.
A comitiva açoriana integra atletas de seis clubes da região:
-
Clube Karaté-Do da Ribeira Grande: Pedro Dâmaso, Lisandro Jacob e Filipe Jesus
-
Clube de Karaté da Praia da Vitória: Rute Oliveira, Raquel Oliveira, Tony Silva e Lucas Mendes
-
Clube Karaté Shotokan da Relva: Maria Lobo, Júlia Silva, Laura Anacleto, Carlota Lopes e Diogo Veloso
-
Centro Karaté de Lagoa: Constança Reixa, Gonçalo Nápoles, Inês Duarte, Júlia Tavares, Miguel Pacheco e Matilde Barbosa
-
Clube Karaté Shotokan Rabo de Peixe: Sofia Sampaio, Tiago Felêja, Gonçalo Sousa e Afonso Anselmo
-
Este Karaté Clube: Matias Silva, João Silva, Carlota Lourenço e Daniel Cota
Os atletas estarão acompanhados pelos treinadores Emanuel Oliveira, Marco Afonso, Nelson Rego, António Moniz, Miguel Pereira e Vítor Machado.
A participação nesta competição reflete o crescimento e o compromisso do karaté açoriano com a excelência, ao lado dos melhores atletas nacionais. A AAKDA reafirma, assim, o seu papel de destaque no panorama do karaté nacional.