O PS Faial manifestou esta segunda-feira o seu “profundo repúdio” face às declarações recentes do deputado Paulo Moniz (PSD), que consideram ser uma tentativa “oportunista e infundada” de atacar o Partido Socialista e o seu líder nacional a propósito da ampliação da pista do Aeroporto da Horta.
Em comunicado, os socialistas faialenses classificam as declarações de Paulo Moniz como “enganosas” e como uma forma de desrespeito pelo trabalho coletivo desenvolvido ao longo dos últimos anos em torno deste projeto.
O PS Faial sublinhou que o projeto de execução da ampliação resulta de uma colaboração institucional entre a Câmara Municipal da Horta, o Governo da República (liderado pelo PS) e o Governo Regional dos Açores, sendo o financiamento assegurado quase na totalidade pelo Governo da República.
Segundo os socialistas, Paulo Moniz “talvez por falta de informação” desconhece que a decisão de execução do projeto pela edilidade da Horta foi acordada de forma unânime entre o então ministro Pedro Nuno Santos e o grupo de trabalho com representação partidária alargada.
O comunicado aponta ainda que o projeto esteve parado cerca de dois anos devido à ausência de transferência financeira por parte do Governo Regional, enquanto os fundos do Governo da República foram garantidos ainda no mandato de Pedro Nuno Santos.
O PS Faial criticou o deputado social-democrata por agora tentar “atacar” Pedro Nuno Santos, considerando essa postura incoerente e “falta de seriedade”. Os socialistas recordam que a população ainda aguarda a apresentação do prometido projeto de execução por parte da Câmara Municipal da Horta.
Outro ponto destacado foi a retirada do compromisso com o aeroporto do Orçamento de Estado para 2025 pelo Governo da Aliança Democrática, com apoio explícito de Paulo Moniz, que votou contra uma proposta do PS para reintroduzir essa prioridade estratégica.
O PS Faial lembrou ainda que um voto de protesto apresentado pelos socialistas na Assembleia Municipal da Horta, condenando a exclusão da ampliação do orçamento, foi aprovado por unanimidade, incluindo pelos representantes do PSD.
Por fim, os socialistas reafirmam o seu “compromisso claro e inequívoco” com a ampliação da pista do Aeroporto da Horta e prometem continuar a defender os interesses do Faial com “verdade e determinação”, criticando Luís Montenegro por, até agora, não se ter pronunciado sobre o tema.