A cidade de Ponta Delgada está a receber, desde de ontem, a 17.ª edição do International Football Tournament Azores U11, evento desportivo que volta a afirmar-se como a maior festa do futebol infantil dos Açores.

Este ano, o torneio conta com um número recorde de 32 equipas participantes, oriundas de dez países e regiões, num total de 96 jogos a disputar até sábado, dia 19.

Organizado pelo Clube União Micaelense, o torneio internacional de futebol infantil decorre no Complexo Desportivo do Lajedo, em relvado natural, onde foram instalados dois campos para acolher as partidas.

As primeiras partidas oficiais estão agendadas para hoje, às 09h00, com os jogos União Micaelense – Newman’s FC e Vilanovense – Vasco da Gama, a marcarem o pontapé de saída do torneio.

Entre as formações internacionais presentes, destacam-se clubes como o SK Slavia Praha (República Checa), KRC Genk (Bélgica), Newman’s Football Club (África do Sul), Soccer Performance Academy (Canadá), Club Vasco da Gama (Bermudas), e várias equipas dos Estados Unidos, como o Bayside FC e o Tri-Town Soccer Academy.

De Portugal continental, estarão presentes em Ponta Delgada equipas como o Sporting Clube de Portugal, Futebol Clube do Porto, Sporting Campomaiorense e Associação Desportiva Taboeira, entre outros. O arquipélago está igualmente bem representado, com a participação de clubes de São Miguel, Terceira, Faial, Graciosa e Pico.

A competição desenrola-se em duas fases: a fase de grupos, que decorre quinta e sexta-feira, e a fase final, disputada entre sexta e sábado.

Ontem, realizou-se a cerimónia de abertura, que contou com o tradicional desfile das comitivas das 32 equipas participantes. O encerramento oficial do torneio está marcado para sábado, às 20h45, altura em que serão entregues os prémios aos vencedores.

Este ano, o torneio presta homenagem a Manuel Maria da Costa, antigo jogador, treinador e dirigente do Clube União Micaelense, que é o patrono desta 17.ª edição. Os troféus a entregar foram inspirados nas hortênsias, flor emblemática dos Açores, e haverá distinções para o melhor jogador, melhor guarda-redes, equipa fair play e melhor claque do torneio.

O International Football Tournament Azores U11 volta, assim, a afirmar-se como um importante palco de convívio desportivo e intercâmbio cultural, reforçando o estatuto dos Açores como destino de grandes eventos no panorama do desporto juvenil.

 

PUB