O Rali Ilha Azul – Cidade Mar, segunda prova do Campeonato dos Açores de Ralis, vai para a estrada nos dias 9 e 10 de maio, na ilha do Faial, com o patrocínio oficial da Câmara Municipal da Horta. A edição deste ano apresenta como grande novidade a instalação do pódio na Praça do Mar, na Avenida Marginal da cidade da Horta.
A prova organizada pelo Clube Automóvel do Faial (CAF) foi oficialmente apresentada esta segunda-feira, em conferência de imprensa, onde o presidente do clube, Luís Costa, destacou a importância do evento para o desporto motorizado na ilha e a mudança no programa.
“Esta edição arranca na quinta-feira, dia 8 de maio, com a apresentação das equipas na nossa Frente Mar, espaço que também irá acolher a cerimónia de consagração dos pilotos no final da tarde de sábado”, anunciou o dirigente, que deixou também um apelo aos adeptos para que respeitem as delimitações e as indicações dos comissários de estrada durante a prova.
Luís Costa aproveitou ainda a ocasião para homenagear Bento Leonardo, antigo presidente do CAF, recentemente falecido, sublinhando o legado deixado ao desporto automóvel no Faial e na região.
Por seu lado, o presidente da Câmara Municipal da Horta, Carlos Ferreira, reforçou o compromisso da autarquia com a promoção desportiva e a dinamização económica e social da ilha. “Este rali é um dos maiores eventos desportivos do concelho, com ampla projeção regional e nacional, e conta, pelo segundo ano consecutivo, com o município como patrocinador oficial. É uma parceria que muito nos honra”, afirmou.
O autarca destacou ainda a relevância da Frente Mar enquanto palco central do evento, considerando que este espaço vai contribuir para afirmar a Horta como a capital do mar dos Açores e uma cidade com projeção atlântica na região.
O diretor de prova, Mário Jorge Silva, manifestou otimismo quanto à adesão dos pilotos, referindo-se à boa reputação dos troços faialenses. “Esperamos uma lista de inscritos muito interessante, que vai certamente dignificar o rali”, salientou, recordando que o traçado e a organização da prova têm recebido elogios de pilotos e entidades desportivas. “Os nossos troços são de qualidade reconhecida e mexer no que está bem feito poderia ser pior a emenda que o soneto”, acrescentou.
O 36.º Rali Ilha Azul – Cidade Mar arranca na sexta-feira, dia 9 de maio, com a tradicional super-especial da Praia do Almoxarife e prossegue no sábado com oito provas especiais de classificação, entre as quais duas passagens pelos troços Caldeira/Canada Larga, Caminho do Goulart/Trupes, Serra da Feteira/Praia do Norte e Vulcão dos Capelinhos/Varadouro, num total de 80 quilómetros cronometrados.