O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, sublinhou esta terça-feira a importância do International Football Tournament – Azores U11 na projeção da cidade e da ilha de São Miguel a nível nacional e internacional. O autarca destacou ainda o impacto económico e social do evento, que, nesta 17.ª edição, deverá trazer perto de cinco mil pessoas a Ponta Delgada, entre atletas, equipas técnicas, dirigentes e familiares.

“Este torneio traz uma nova alma a Ponta Delgada nestes dias de Páscoa, enquanto projeta a nossa cidade no país e no mundo, uma vez que participarão aqui equipas de vários pontos do globo”, referiu Pedro Nascimento Cabral, durante a conferência de imprensa de apresentação da competição, que decorreu no Salão Nobre dos Paços do Concelho.

O evento, organizado pelo Clube União Micaelense, decorre entre esta quarta-feira e sábado, no Complexo Desportivo do Lajedo, e tem como patrono, este ano, Manuel Maria da Costa, figura marcante do desporto e da sociedade açoriana. Pedro Nascimento Cabral enalteceu a homenagem póstuma prestada, sublinhando a importância de manter viva a memória de quem contribuiu para a história desportiva local.

O presidente da autarquia valorizou também a forma como o torneio infantil reflete a visão estratégica da Câmara Municipal para o desenvolvimento do desporto no concelho. “Este evento está absolutamente alinhado com os quatro pilares basilares da nossa atuação na área do desporto: o desporto para todas as idades, o desporto de formação, o desporto escolar e o desporto de inclusão”, destacou.

A edição deste ano contará com a participação de 32 equipas oriundas de Portugal Continental, das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, da Europa, América do Sul, América do Norte e África, reafirmando a dimensão internacional da competição.

Antes de concluir, Pedro Nascimento Cabral desejou “boa sorte” a todos os clubes participantes e garantiu que a Câmara Municipal continuará a apoiar esta iniciativa, assim como outros torneios desportivos organizados no concelho. “Estamos aqui ao vosso lado, como temos estado ao lado de outros clubes na realização de eventos desportivos. Acima de tudo, que se salvaguarde sempre o interesse da nossa juventude”, frisou.

PUB