O Governo Regional dos Açores, de coligação PSD/CDS-PP/PPM, aprovou hoje duas resoluções que autorizam a aquisição de 700 painéis interativos e de 4.500 computadores portáteis para as escolas, com o objetivo de melhorar a aprendizagem dos alunos.

Segundo a secretária regional da Educação, Cultura e Desporto, Sofia Ribeiro, que fez a leitura do comunicado do Conselho do Governo, no Palácio da Conceição, em Ponta Delgada, na reunião de segunda-feira a tutela foi autorizada a adquirir 700 painéis interativos, pelo preço base de 1.064.000 euros (mais IVA) e de 4.500 computadores portáteis, pelo preço base de 1.597.500 euros (mais IVA).

Os equipamentos, que representam um investimento global superior a 2,6 milhões de euros (ME), são adquiridos no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

“Esta aquisição visa dar continuidade a um processo que nós iniciámos em 2021. Insere-se no âmbito dos investimentos do PRR. Até esta data, a região já adquiriu 15.700 computadores portáteis para as nossas escolas e também já adquiriu 392 painéis interativos, que foram distribuídos pelas várias escolas nas várias ilhas”, disse Sofia Ribeiro.

De acordo com a governante, a decisão do executivo de coligação visa dar continuidade à aquisição de novos painéis interativos para os estabelecimentos de ensino, para potenciar uma utilização mais digital nas escolas, “com complementos que permitam aos alunos trabalhar em linha, aceder a outras informações”.

Já no caso dos computadores portáteis, são para utilização das próprias escolas, não apenas para os alunos, mas também para professores e pessoal da ação educativa.

“A aprendizagem tem de fazer-se por recurso a uma diversidade de instrumentos em que a tecnologia faz parte, e faz parte com cada vez mais premência. Os alunos do século XXI têm de ser preparados para poderem usar, com conhecimento a tecnologia, sob pena de serem postos ao serviço da própria tecnologia. É esse o nosso grande desafio”, justificou a titular da pasta da Educação nos Açores.

Sofia Ribeiro explicou ainda que a aquisição de painéis interativos e de computadores portáteis para as escolas “diz respeito a uma estratégia de digitalização e que está inserida no PRR”.

O Governo Regional referiu que a aquisição destes equipamentos “representa um investimento estratégico fundamental para o Governo dos Açores, visando a modernização das unidades orgânicas do sistema educativo regional, e, assim, garantir o acesso à utilização de tecnologias digitais, promover a igualdade de oportunidades e introduzir melhorias significativas nos meios de aprendizagem”.

No comunicado hoje divulgado, apontou ainda que “tem efetuado um investimento em equipamento informático, equipamento especializado, de sala de aula e de laboratório com o objetivo de garantir o acesso à utilização de tecnologias digitais, introduzindo melhorias significativas nos meios de aprendizagem”.

 

PUB