Cerca de quatro dezenas de sacerdotes, maioritariamente da ilha de São Miguel, renovaram esta segunda-feira, 14 de abril, as suas promessas sacerdotais, numa antecipação da Missa Crismal que terá lugar esta terça-feira na Sé Catedral de Angra. A celebração decorreu na igreja Matriz de São Sebastião, em Ponta Delgada, e foi presidida pelo Bispo de Angra, D. Armando Esteves Domingues.
Durante a homilia, o prelado desafiou os sacerdotes a manterem “um olhar limpo de esperança, de olhos postos em Jesus”, aceitando e vivendo o seu ministério em todas as circunstâncias, mesmo nas mais difíceis e frágeis. “Há esperança em tudo o que é o nosso ministério se deixarmos atuar Jesus em nós”, afirmou D. Armando Esteves, recordando a importância dos gestos diários que, à semelhança de Jesus, “dizem quem somos”.
A Missa Crismal, que tradicionalmente acontece na manhã de Quinta-feira Santa, foi este ano antecipada na Diocese de Angra para permitir aos sacerdotes regressarem às suas comunidades a tempo do início do Tríduo Pascal. Nesta celebração, considerada uma das mais significativas da vida sacerdotal, o Bispo concelebra com os seus presbíteros, que renovam as promessas feitas no dia da sua ordenação, reafirmando a unidade do clero diocesano.
Ao longo da sua intervenção, D. Armando Esteves sublinhou que os sacerdotes “foram ungidos, em primeiro lugar, para serem evangelizadores e anunciadores da Esperança que é Cristo”. Reforçou o convite à intimidade e proximidade com Jesus, lembrando que “todos os que buscam a Deus precisam da proximidade do seu coração e de uma palavra nova que traga esperança porque vem de alguém ungido”.
Numa homilia marcada por referências ao Papa Francisco, ao compositor Pedro Abrunhosa e ao autor espiritual Henri Nouwen, o Bispo de Angra deixou palavras de reconhecimento e incentivo aos sacerdotes micaelenses. “Obrigado pelos vossos corações abertos, pelos vossos trabalhos e lágrimas. Levai a misericórdia, perdoai sempre e sede misericordiosos uns para com os outros e para com todos”, declarou.
No final da celebração, o prelado apelou ainda à prontidão dos presbíteros para serem “lavadores de pés dos irmãos”, à imagem de Cristo. “Sejamos lavadores de pés todos os dias e olhemos para o mundo com os olhos e o coração de Jesus”, concluiu.
A Missa Crismal será celebrada esta terça-feira, 15 de abril, na Sé Catedral de Angra, reunindo o restante clero diocesano, renovando também aí as promessas sacerdotais e procedendo à bênção dos santos óleos, que serão usados ao longo do ano pastoral nos sacramentos da Igreja.