O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, voltou a afirmar a sua oposição à eventual concessão do Complexo Desportivo do Lajedo a qualquer entidade que não seja a autarquia, defendendo que a infraestrutura deve servir prioritariamente a comunidade escolar e os clubes desportivos do concelho.
O autarca recordou que desde janeiro de 2022 transmitiu ao Governo Regional dos Açores a posição da Câmara Municipal sobre esta matéria, salientando que “sempre fomos frontalmente contra a concessão do Complexo Desportivo do Lajedo a outra entidade que não seja a Câmara Municipal de Ponta Delgada”. Pedro Nascimento Cabral reiterou também o compromisso da autarquia em investir na substituição do atual relvado natural por um sintético, de modo a permitir uma utilização mais frequente e alargada do equipamento desportivo.
“É inadmissível e até incompreensível que uma infraestrutura pública como o Complexo Desportivo do Lajedo — construída e mantida com dinheiros públicos — não esteja ao serviço das escolas e clubes do concelho de Ponta Delgada”, afirmou o presidente do município, sublinhando a elevada procura e a sobrecarga que atualmente afetam os restantes campos de futebol de 11, nomeadamente o Campo Municipal Jácome Correia.
Pedro Nascimento Cabral fez ainda questão de sublinhar que a disponibilização da autarquia para investir na melhoria do Complexo do Lajedo “em nada invalida” os planos já anunciados para a construção de um novo campo de futebol no concelho. Paralelamente, acrescentou, estão também a ser estudados os procedimentos para a edificação de um pavilhão multiusos, destinado a acolher grandes eventos culturais, sociais, atividades desportivas, feiras e congressos.
“Queremos proporcionar a Ponta Delgada equipamentos à altura dos nossos campeões, que são exemplo e orgulho para todos, motivando as novas gerações para a prática desportiva, atraindo talento e criando melhores condições para quem já está no desporto, enquanto se incentivam novos clubes e projetos no concelho”, sublinhou.
A Câmara Municipal de Ponta Delgada tem vindo a reforçar o apoio ao movimento associativo desportivo, tendo, nos últimos quatro anos, atribuído apoios que totalizam cinco milhões de euros às coletividades e clubes do concelho.