O novobanco dos Açores distinguiu, no passado dia 7 de abril, a estudante Matilde Barata com o prémio de melhor aluna do Ciclo Básico de Medicina da Universidade dos Açores, referente ao ano letivo 2023/2024. A cerimónia de entrega do prémio, no valor de 1.250 euros, decorreu no auditório da Escola Superior de Saúde da Universidade dos Açores, durante a Sessão Comemorativa do 20.º Aniversário daquele ciclo de estudos.

O prémio representa um incentivo à excelência académica e resulta de uma parceria com já uma década entre o novobanco dos Açores e a Universidade dos Açores, com o objetivo de valorizar o mérito no ensino da medicina na Região.

Presente na cerimónia, a Presidente da Comissão Executiva do novobanco dos Açores, Marta Guerreiro, sublinhou a importância deste tipo de distinções como forma de “contribuir para o progresso da sociedade açoriana” e reforçar a ligação à comunidade académica, em especial à Universidade dos Açores, reconhecendo o seu papel fundamental no bem-estar da população.

A sessão contou ainda com a presença do Presidente do Conselho de Administração do banco, Gualter Furtado, e de várias personalidades ligadas à génese do Ciclo Básico de Medicina na Universidade dos Açores, como os professores Vasco Garcia, Nelson Simões e o médico Rui San Bento. Também marcaram presença representantes dos órgãos sociais do Hospital do Divino Espírito Santo e da Unidade de Saúde da Ilha de São Miguel.

Em representação da Universidade dos Açores, a Vice-Reitora para o Ensino e a Gestão Académica, Suzana Caldeira, destacou o percurso de excelência do ciclo de estudos, que ao longo das últimas duas décadas tem formado profissionais que integram o Sistema Regional de Saúde e contribuem para o seu reforço.

A distinção a Matilde Barata integra-se numa estratégia mais ampla do novobanco dos Açores de envolvimento com a comunidade, promovendo a valorização do conhecimento e o reconhecimento do esforço académico dos futuros médicos da Região.

 

PUB