O andebol faialense é, sem dúvida, a sua maior expressão, sendo também o Sporting da Horta um orgulho regional. Fazendo jus à extensa e enraizada tradição deste desporto na ilha, este clube tem representado a região da melhor forma na competição nacional, colocando o andebol açoriano no mapa do desporto português.

Por isso, o Sporting da Horta é muito mais do que uma equipa: é um símbolo de unidade e orgulho para a comunidade, juntando todos em torno da mesma paixão, independentemente da idade.

O Sporting da Horta mantém os seus escalões de formação em atividade com o objetivo de formar e manter atletas locais motivados, para num futuro próximo os integrar na equipa sénior. É pena que esta modalidade tenha pouca aderência nos Açores e não seja mais incrementado em São Miguel, ilha onde tem mais população muito embora a Associação de Andebol de São Miguel esteja a desenvolver esforços neste sentido como já referi numa Opinião Desportiva.

Apesar dos seus sucessos e insucessos, o Sporting da Horta e o andebol faialense têm a necessidade de captar talentos dentro e fora da Região, que possam competir ao mais alto nível.

Com bases sólidas, o Sporting da Horta poderá continuar a ser um emblema de excelência e resiliência, inspirando não só o Faial, mas todo o arquipélago dos Açores.

PUB