A vila da Madalena, na ilha do Pico, vai passar a dispor de um Bairro Comercial Digital, orçado em 750 mil euros, que vai ser um “verdadeiro ecossistema” empreendedor, segundo a presidente do município, Catarina Manito.

Segundo a autarca, aquele projeto “irá revolucionar o desenvolvimento do concelho, alavancando o crescimento e a qualificação do comércio local”, criando assim riqueza “em todo o território, ao expandir para além do espaço físico a área de negócio das empresas”.

A presidente da Câmara Municipal da Madalena, que falava na apresentação do Bairro Comercial Digital, referiu ainda que o projeto “é um verdadeiro ecossistema empreendedor, que irá transformar a vila numa ‘smart city’”.

“Aliando a transição digital à inovação do comércio local, este projeto integra cerca de uma centena de estabelecimentos, traduzindo-se no maior investimento alguma vez realizado no setor empresarial na ilha montanha, superior a 750 mil euros”, afirmou Catarina Manito.

A responsável pelo município da Madalena considerou que, “com esta iniciativa, aposta-se fortemente na capacitação digital das empresas e na digitalização dos espaços e serviços, através de múltiplas ações estrategicamente concertadas de modo a maximizar o potencial deste investimento”.

De acordo com a autarca, o Bairro Comercial Digital “preconiza a criação de um ‘marketplace’, onde as empresas do bairro podem colocar os seus produtos à venda”, numa “oportunidade única para os comerciantes fazerem, de forma acompanhada, a transição digital dos respetivos negócios, expandindo-os do Pico para o mundo”.

O projeto prevê a criação de um portal, redes sociais, uma aplicação para dispositivos móveis, entre outras ferramentas digitais, contemplando ainda um pomar urbano, com cerca de 150 árvores de fruto e outras, a par de dois parques de estacionamento inteligentes e um espaço infantil.

Serão também colocados cacifos inteligentes para apoio ao comércio local, facilitando a recolha de encomendas fora do horário de funcionamento das lojas e, em apoio ao turismo, para a guarda temporária de bagagem daqueles que visitam sem alojamento reservado.

“A vila ganhará ainda uma nova vida e dinamismo com MUPI’s interativos, complementando-se esta requalificação urbanística com a substituição de paragens de autocarro por equipamentos modernos”, segundo a autarca.

 

PUB