A Câmara Municipal da Povoação anunciou a atualização do Regulamento Municipal de Apoio em Situações de Vulnerabilidade Social ou Económica, passando a incluir, igualmente, apoios para situações de sinistralidade resultantes de fenómenos meteorológicos extremos, que causem perdas e danos patrimoniais.

O Presidente da Câmara, Pedro Melo, destacou a relevância desta alteração: “Trata-se de um documento que já dispúnhamos, mas que agora foi atualizado, com um objeto de natureza mais abrangente, incluindo-se neste documento a parte da sinistralidade de fenómenos meteorológicos. A partir deste momento, simplificamos todo o processo que facilita o próprio apoio, nestes casos específicos, para servir quem mais precisa nas horas de aperto”.

O Regulamento Municipal de Apoio em Situações de Vulnerabilidade Social ou Económica foi criado em maio de 2020, com o propósito de dar resposta célere e eficaz a situações de emergência social, melhorando as condições de vida das pessoas e famílias em dificuldades. Com esta recente alteração, passa a abranger também os prejuízos decorrentes de fenómenos meteorológicos extremos, como os registados na Ribeira Quente em dezembro de 2024.

A autarquia reforça, assim, o seu compromisso de proximidade e apoio às populações em momentos de maior fragilidade, garantindo mecanismos eficazes para a superação de adversidades sociais e ambientais.

PUB