Artur Lima e Zhao Bentang

O vice-presidente do Governo dos Açores afirmou existirem “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China” e perspetivas comerciais em vários domínios, como a produção de laticínios e seus derivados, aquacultura e ciência, foi hoje anunciado.

A informação é avançada numa nota enviada pelo Governo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM), na sequência de uma visita oficial de três dias aos Açores do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, acompanhado por uma delegação comercial.

Das reuniões e encontros realizados neste âmbito, resultaram novas possibilidades de captação de investimento estrangeiro, mas também “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China”, adiantou o vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima.

O governante sublinhou, citado na nota de imprensa, que a visita aos Açores da embaixada da China em Portugal, acompanhada de uma delegação comercial, constituiu-se como uma oportunidade para demonstrar as valências singulares da região.

A visita representou uma oportunidade para “mostrar exatamente aquilo que nós somos e aquilo que nós temos”, em plena articulação com o tecido empresarial, agrícola, científico e tecnológico dos Açores, vincou Artur Lima.

Nesta visita, segundo a mesma nota, foram aprofundadas “perspetivas comerciais em diversos domínios, como a produção de laticínios e seus derivados, aquacultura e ciência”.

Por outro lado, o arquipélago posiciona-se “como um inegável centro para a investigação de alto nível” no Oceano Atlântico, segundo Artur Lima.

Das reuniões e encontros realizados neste âmbito, resultaram novas possibilidades de captação de investimento estrangeiro, mas também “oportunidades de exportação de produtos açorianos para a China”, vincou o governante.

A Vice-Presidência organizou a deslocação oficial, através da direção de Serviços de Captação de Investimento.

Na ilha de São Miguel, o embaixador Zhao Bentang e os 12 empresários reuniram com a Câmara de Comércio e Indústria de Ponta Delgada e com a Federação Agrícola dos Açores, tendo visitado ainda o Centro de Fabrico dos Açores, a Universidade açoriana e o Parque de Ciência e Tecnologia-Nonagon.

Já na ilha Terceira, a Câmara de Comércio e Indústria de Angra do Heroísmo acolheu a missão daquele país, realizando-se posteriormente uma visita à Fruter-Açores.

O vice-presidente do Governo dos Açores referiu ainda a centralidade da Universidade dos Açores na estratégia em curso, “uma instituição fundacional para o crescimento integrado e sustentável da Região, e ainda um pilar central na projeção internacional dos Açores”.

Em relação às possibilidades de cooperação com a China, Artur Lima disse que a região recebe “sempre de braços abertos quem quer ajudar os Açores e quem quer ajudar a economia” do arquipélago, tendo lançado um repto aos empresários e empreendedores açorianos para que se potenciem as oportunidades apresentadas pela visita empresarial.

Esta é a terceira deslocação do embaixador da China em Portugal, Zhao Bentang, aos Açores.

O Governo dos Açores adianta ainda que durante a visita foi abordada a possibilidade de geminação entre a Região Autónoma dos Açores e a Província de Shandong, polo chinês de atividade agrícola e economia marinha.

Ao Governo dos Açores, foi ainda dirigido um convite para visitar a China.

PUB