O PS/Açores acusou hoje a Câmara Municipal, a Portos dos Açores e o Governo Regional de deixarem “totalmente ao abandono” o projeto para a criação de um parque de invernagem no porto da Horta, no Faial.

“Estamos em fevereiro de 2025 e temos um terreno com alguma terraplanagem e infraestruturas subterrâneas, mas sem eletricidade, telecomunicações ou abastecimento de água. Ou seja, não existe, de facto, um parque de invernagem funcional e, como se vê, não há qualquer embarcação”, denunciou a deputada socialista Inês Sá, citada em comunicado.

De acordo com a nota de imprensa, os parlamentares socialistas eleitos pelo Faial visitaram hoje o local onde deveria funcionar o parque de invernagem no porto da Horta e acusaram o Governo Regional, a Câmara da Horta e a empresa pública Portos dos Açores de terem deixado aquele projeto “totalmente ao abandono”.

“Continuamos sem um parque de invernagem na ilha do Faial. O Largo Manuel de Arriaga continua a ser o único espaço para a manutenção e reparação de embarcações em doca seca, contrariando aquilo que foi garantido, tanto pelo presidente da Câmara Municipal da Horta, como pela Portos dos Açores ainda em 2022”, criticou Inês Sá.

A socialista defende que a “solução ideal para a manutenção das embarcações” passaria pela concretização da “segunda fase do reordenamento do porto” da Horta que “previa um espaço adequado no terrapleno da doca”.

A deputada regional apela ao executivo açoriano (PSD/CDS-PP/PPM) para se pronunciar sobre o assunto, lembrando que a criação daquele parque para embarcações é “reivindicada pela comunidade faialense” e “essencial para o desenvolvimento do setor náutico na ilha”.

O parlamento dos Açores, com sede na Horta, na ilha do Faial, é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

PUB