O Tempo é um bem precioso. A sua organização é uma construção humana, resultado das atividades da Humanidade. Tempo para trabalhar ou para descansar. Família, lazer, amigos, cumprimento de deveres e exercício de direitos exigem que lhes dediquemos Tempo. É de tal forma precioso que, sem Tempo para cuidar de nós próprios, será a Saúde a ficar em risco.

Não é por acaso que Marx, ao estudar o funcionamento do sistema económico capitalista, concluiu que a chave para o compreender está no tempo de trabalho. O Trabalhador vende uma parte do seu Tempo, ou seja, deixa de ser dono de uma parte do seu dia. Em contrapartida, recebe o salário que lhe permite sobreviver. A diminuição do seu poder de compra não é um acaso. É o resultado da desvalorização do Tempo do Trabalhador, porque a relação entre quem vende e quem compra o tempo de trabalho é claramente desigual e desfavorável ao Trabalhador. Na organização da nossa sociedade, quem dispõe de poder económico e político são os empregadores que pertencem a um grande grupo económico, ou seja, ao grande capital.

Não é apenas o Trabalhador que vende o seu Tempo. Também Micro e Pequenos empresários, Agricultores, Pescadores e outros grupos sociais vendem o seu Tempo aos grandes grupos económicos, de quem dependem para a sua atividade. Refiro-me às despesas com empréstimos, seguros, energia e bens imobiliários.

Não espantará ninguém que o PCP e a CDU defendam a semana de trabalho de 35h, para todos os trabalhadores, sem perda de retribuição. Portanto, também não deverá espantar ninguém que PSD, PS, CDS, IL e CH recusem, sistematicamente, esta e outras propostas. Chumbando-as, estes partidos defendem o grande poder económico, com desculpas de pau pagador, bastante amplificadas, aliás, por dezenas de comentadores pagos a peso de ouro. É que, ao contrário do que tantas vezes ouvimos, a produtividade aumentou, e de forma muito significativa. Ou seja, hoje produzimos mais em muito menos tempo. Assim, é do mais elementar bom senso que se reduza o horário de trabalho. Por que razão isso não acontece? A resposta a esta importante questão ficará para cada um. A minha já está dada, neste texto.

PUB