O Governo açoriano garantiu hoje que o Centro de Saúde da Praia da Vitória, na Terceira, tem uma delegada de saúde e nunca esteve sem uma pessoa responsável, depois de o Chega ter alertado para problemas nas juntas médicas.

O grupo parlamentar do Chega/Açores enviou hoje um requerimento ao parlamento açoriano onde questionava o executivo regional (PSD/CDS-PP/PPM) sobre a situação no Centro de Saúde da Praia da Vitória, alegando que a unidade está “há largos meses” sem delegado de saúde, o que estaria a afetar a realização de juntas médicas.

Numa nota à imprensa, a direção regional de Saúde informa que foi publicada hoje a nomeação da nova delegada de saúde do Centro de Saúde da Praia da Vitória, Maria Antónia Dutra, médica de Medicina Geral e Familiar, que desempenhou a função “em regime de substituição”.

Segundo a direção regional, a anterior delegada “estava ausente desde o início de 2024”, pelo que foi decidida “a sua substituição definitiva nestas funções”.

“O Centro de Saúde não estava, portanto, sem um responsável”, lê-se na nota, onde é referido que a médica Maria Antónia Dutra assume agora a posição “em regime de comissão de serviço, para o concelho da Praia da Vitória, por um período de três anos”.

Por outro lado, está a decorrer um concurso para a contratação externa de médicos para aquele centro para a realização de juntas de avaliação de incapacidade.

Além disso, as juntas médicas da ADSE “serão retomadas a partir de 17 de março”, após o reforço de “mais um médico” para este efeito, acrescenta o executivo.

PUB