O Centro de Saúde de Velas, na ilha de São Jorge, “não está a prestar o serviço de saúde oral há pelo menos seis meses”, por a cadeira dentária estar danificada, indicou hoje o BE/Açores em comunicado.
O deputado único do BE no parlamento dos Açores, António Lima, enviou um requerimento ao Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM) a denunciar o problema e a questionar sobre “o impacto provocado e quando é que será resolvido”.
No documento que foi enviado ao executivo através do parlamento regional, António Lima “pergunta se o governo está a par desta situação que impede a realização de consultas de odontologia há pelo menos seis meses no Centro de Saúde de Velas”.
Na nota, o BE/Açores assinala que a saúde oral é “fundamental para o bem-estar geral e para a qualidade de vida das pessoas” e a cadeira dentária “é um equipamento essencial para realizar os procedimentos odontológicos, como limpezas, restaurações, extrações e outros procedimentos que exigem precisão e estabilidade”.
Assim, o partido quer saber do Governo Regional açoriano “se será comprada uma nova cadeira dentária ou se a atual será reparada” e quando é que as consultas de odontologia serão retomadas no Centro de Saúde de Velas.
António Lima solicita ainda dados sobre a lista de espera para consulta no âmbito da saúde oral no Centro de Saúde de Velas e se o executivo de coligação “assume o compromisso de garantir o reagendamento das consultas para breve às pessoas que viram as suas consultas canceladas devido a este problema”.
A agência Lusa questionou a Secretaria Regional da Saúde e Segurança Social dos Açores, mas ainda não obteve resposta.