O vai ser remodelado para acolher uma Estrutura Residencial Para Idosos (ERPI) da Santa Casa da Misericórdia, num investimento de 1,4 milhões de euros.

A cerimónia de lançamento da primeira pedra da empreitada decorreu hoje com a presença do presidente do Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), José Manuel Bolieiro, integrada no programa de uma visita estatutária de dois dias à ilha Graciosa.

Segundo o líder do executivo dos açores, o investimento previsto vai garantir “uma oferta para 14 lugares de idosos, sendo que a lista de espera é de 11”.

A obra, que começará no mês de maio, será realizada no espaço de um ano e é apoiada pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Bolieiro admitiu que se assiste na região ao envelhecimento da população e que “o idoso precisa de apoio”, existindo dois instrumentos, um através de ERPI (em parceria com Santas Casas da Misericórdia e instituições particulares de solidariedade social) e outro relacionado com o Programa Novos Idosos (que permite aos idosos continuarem a viver em casa).

“Eu estou muito satisfeito e senti hoje, no momento do lançamento da primeira pedra, muita emoção. No ano passado planeámos. Este ano iniciamos a sua execução. Isto é prontidão, cooperação e realização”, afirmou o líder do executivo açoriano aos jornalistas.

Na cerimónia, a provedora da Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa, Adelaide Teles, referiu que o lançamento da primeira pedra representa a concretização de um sonho, após “cerca de 13 anos de espera”.

A responsável também sublinhou que o investimento, realizado pelo Governo Regional, permitirá que a instituição que lidera possa dar resposta a mais 14 utentes.

O Governo dos Açores também entregou hoje duas viaturas elétricas à Santa Casa da Misericórdia de Santa Cruz da Graciosa e à Santa Casa da Misericórdia da Vila da Praia da Graciosa, no âmbito do Programa Gerações em Movimento (GERMOV).

Na ocasião, José Manuel Bolieiro referiu que as duas instituições modernizam a sua frota automóvel e poderão agora “prestar melhor e mais serviço”, com menos despesa, por serem dois veículos elétricos.

O executivo regional termina hoje uma visita estatutária de dois dias à ilha Graciosa.

Segundo o Estatuto dos Açores, o Governo Regional tem de visitar cada uma das ilhas do arquipélago pelo menos uma vez por ano, com a obrigação de reunir o Conselho do Governo na ilha visitada.

PUB