O município de Ponta Delgada, nos Açores, adjudicou uma empreitada de construção de 31 novos apartamentos na freguesia dos Arrifes, uma obra superior a 4,6 milhões de euros, adiantou hoje o presidente da autarquia.

No lançamento do concurso público, no final de 2024, o município adiantou que a construção destes apartamentos, na Rua Cardeal Humberto Medeiros, foi aprovada pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU), no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).

Citado na nota de imprensa da autarquia hoje divulgada, o presidente do executivo, Pedro Nascimento Cabral (PSD), refere que se trata do “maior investimento municipal alguma vez feito no setor” da habitação.

Além dos Arrifes, o IHRU já aprovou projetos para a construção de novas moradias nas freguesias de São José, Santa Clara, São Sebastião, São Pedro, Fajã de Cima, Fajã de Baixo, Arrifes e Ginetes, acrescentou o autarca, citado na nota.

Apesar da “falta de mão-de-obra” com que o setor da construção civil se confronta no arquipélago, Pedro Nascimento Cabral manifestou a expectativa de que as empresas se apresentem aos próximos concursos públicos que serão lançados.

A autarquia referiu ainda que “continua a aguardar resposta a mais candidaturas” submetidas ao IHRU para a concretização de projetos na área da habitação no concelho.

PUB