O PS açoriano vai promover em março, em São Miguel, a primeira edição da Academia Novo Futuro, para “formar jovens para um novo futuro” na região, disse hoje o líder regional do partido.
A Academia Novo Futuro vai decorrer nos dias 14, 15 e 16 de março e é uma parceria entre o PS/Açores, a Juventude Socialista dos Açores, os grupos parlamentares do PS nos Açores e na Assembleia da República e o eurodeputado eleito pelo arquipélago André Rodrigues.
“O objetivo desta academia é formar jovens para um novo futuro nos Açores. Nós, desde o início, sempre dissemos que o PS nos Açores tem obrigação de se abrir à sociedade e de qualificar todos aqueles que aqui estão, sobretudo o público mais jovem”, afirmou Francisco César na conferência de imprensa de apresentação da iniciativa, em Ponta Delgada.
O líder regional socialista nos Açores lembrou que fez esse compromisso quando elaborou a moção de orientação global da sua candidatura e no último Congresso Regional do PS.
“O [compromisso] de fazer uma academia que chamasse aqueles que são os nossos melhores para junto de nós e que, de todas as nossas nove ilhas, nós pudéssemos abrir inscrições para que jovens, socialistas ou não socialistas, pudessem estar três dias, nos dias 14, 15 e 16 de março, a aprender, a conviver e a trabalhar no sentido de melhorarem os seus conhecimentos em várias áreas”, referiu.
Segundo Francisco César, na iniciativa, coordenada pelo deputado do PS na Assembleia da República Pedro Delgado Alves participarão quatro ex-ministros, um ex-comissário europeu, dois eurodeputados, vários deputados da Assembleia da República e vários deputados da Assembleia Regional.
“Acho que é uma enorme oportunidade de formação que nós vamos proporcionar a todos os jovens açorianos, até aos 35 anos, que queiram participar neste evento”, disse.
O dirigente do PS açoriano referiu que a primeira edição vai decorrer em março na ilha de São Miguel, mas no futuro o objetivo também é realizá-la em outras ilhas.
Na Academia Novo Futuro, aberta à participação de cerca de 30 a 40 jovens, haverá painéis sobre temas como emprego jovem, habitação e transição energética e ambiente, exercícios sobre construção de campanhas locais e debate parlamentar (técnicas de argumentação e de debate) e uma componente de campo, entre outros momentos.
O coordenador, Pedro Delgado Alves, adiantou que, entre outros, está prevista a participação de António Vitorino (antigo comissário europeu), Marina Gonçalves (ex-ministra da Habitação), Alexandra Leitão (ex-ministra e atual líder parlamentar do PS na Assembleia da República) e de Vasco Cordeiro (ex-líder regional do PS/Açores).
O eurodeputado açoriano André Rodrigues, também presente na conferência de imprensa, referiu que, no momento atual, a iniciativa do PS é importante para promoção da literacia política e para “diminuir o grau de conflitualidade e de polarização no debate político”.
Já o líder da Juventude Socialista nos Açores, Russel Sousa, considerou que a Academia Novo Futuro revela o desejo do PS para o futuro dos Açores, “que passa pela juventude”.