A Docapesca e a Lotaçor assinaram hoje um protocolo para “fortalecer a cooperação entre as duas entidades e impulsionar a modernização das infraestruturas portuárias e das lotas em Portugal continental e na Região Autónoma dos Açores”.
De acordo com uma nota de imprensa, o protocolo celebrado entre a Docapesca – Portos e Lotas, S.A. e a Lotaçor – Serviço de Lotas dos Açores, S.A., com a validade de dois anos, “sublinha a importância da colaboração estratégica entre as empresas para promover a eficiência, a segurança alimentar e as boas práticas ambientais no setor das pescas, contribuindo para a competitividade e sustentabilidade do setor”.
“O protocolo prevê a implementação de iniciativas conjuntas em áreas fundamentais, tais como a exploração de infraestruturas portuárias e lotas, a segurança e manutenção das instalações e equipamentos, a certificação e qualidade do pescado e a dinamização comercial e fortalecimento da competitividade do setor”, lê-se.
Para garantir o cumprimento dos objetivos estabelecidos, vai ser criado um Grupo de Trabalho constituído por representantes das duas empresas, que será responsável por desenvolver um plano de atividades, identificar oportunidades de melhoria, acompanhar os progressos desta parceria e promover o intercâmbio de boas práticas e conhecimentos técnicos.