Os detentores do cartão Interjovem dos Açores vão continuar a viajar entre ilhas (ida e volta) de avião a 48 euros e de barco a 15 euros, anunciou hoje o Governo Regional.

Em comunicado, o executivo dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM) destaca a manutenção das “condições especiais de mobilidade aérea e marítima” no interior do arquipélago para os titulares daquele cartão.

Os detentores do Interjovem vão continuar a pagar 48 euros (ida e volta) nas ligações interilhas, “sem contingência de reserva ou de bagagem”, um preço inferior à tarifa para residentes açorianos nos voos da SATA Air Açores (60 euros).

O cartão contempla, também, um desconto para as viagens marítimas no arquipélago, operadas pela empresa pública Atlânticoline, fixando o preço em 15 euros (ida e volta).

“Investir na mobilidade é criar as condições para que os jovens possam livremente circular na Região para fins sociais, culturais ou ocupacionais. O cartão Interjovem tem contribuído muito para este propósito, fruto do investimento público na sua revitalização”, enaltece a secretária da Juventude, Habitação e Emprego, citada na nota de imprensa.

Segundo o Governo dos Açores, o “investimento previsto” para 2025 “na compensação pelas tarifas especiais é de 40 mil euros”.

O cartão Interjovem tem o custo de 10 euros e pode ser adquirido por cidadãos dos 13 aos 30 anos, naturais ou residentes nos Açores.

Além das tarifas mais reduzidas nas viagens interilhas, o cartão oferece descontos em mais de 100 estabelecimentos do arquipélago.

PUB