A vice-presidência do executivo açoriano duplicou o apoio às entidades do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA), no âmbito do cofinanciamento dos projetos de investigação aprovados no programa INTERREG MAC 2021-2027, através do concurso regional COFUND MAC 2024.

O vice-presidente do executivo, Artur Lima, citado numa nota de imprensa do Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), considera que o aumento dos apoios “resultou da decisão de se ter avançado com a modalidade de concurso para o cofinanciamento da contrapartida regional de projetos de investigação aprovados na 1.ª convocatória do Programa INTERREG MAC 2021-2027”.

Essa abordagem, refere, permitiu às entidades do SCTA “planearem com antecedência as suas candidaturas e constituir consórcios, resultando numa maior taxa de participação e de financiamento”.

Com o cofinanciamento regional a constituir 15% do valor total dos projetos, os cerca de 400 mil euros concedidos a partir do COFUND MAC 2024 resultam na entrada de 2,2 milhões de euros na Região através do FEDER, em apoio dos projetos desenvolvidos pelas entidades do SCTA e aprovados no Programa INTERREG MAC 2021-2027, segundo a nota.

Os projetos cofinanciados envolvem 27 entidades da região, em áreas prioritárias como a melhoria da competitividade das empresas, transformação tecnológica, economia azul ou economiza verde.

PUB