O Monsenhor Weber Machado faleceu este domingo, aos 93 anos, no dia em que a liturgia proclama as Bem-Aventuranças. O sacerdote completaria, em junho, 66 anos de ordenação.

Natural da freguesia de Água Retorta, onde nasceu a 6 de outubro de 1931, Weber Machado Pereira estudou no Seminário Episcopal de Angra e foi ordenado padre a 29 de junho de 1958, na Basílica de São João de Latrão, em Roma. Licenciou-se em Teologia Sistemática na Pontifícia Universidade Gregoriana e, mais tarde, em Matemática pela Universidade de Lisboa, em 1964. Exerceu docência no Seminário Episcopal de Angra e no Seminário Colégio Santo Cristo, em Ponta Delgada.

Nomeado Monsenhor em janeiro de 2006, dedicou grande parte da sua vida à Cáritas de São Miguel, sendo uma das suas figuras mais marcantes. O seu trabalho na organização da instituição foi essencial para garantir apoio às comunidades mais carenciadas da ilha.

Para além da ação social, destacou-se pela sua intervenção pública, sendo uma voz ativa antes e depois do 25 de Abril de 1974. Durante o regime censório, sofreu cortes nas suas denúncias, mas, com a chegada da liberdade, pautou a sua atuação por três princípios: Denunciar, Formar e Amar.

A sua missão consistiu em garantir direitos e promover deveres, sempre com o objetivo de elevar a dignidade humana à luz da fé cristã.

 

PUB