José Costa Pinto, candidato a Bastonário da Ordem dos Advogados (OA) para o triénio 2025-2027, escolheu os Açores para dar início à sua campanha. Sob o lema “Uma Nova Voz”, o advogado apresenta, na segunda-feira, 10 de fevereiro, as propostas e a equipa que o acompanhará nas eleições de março. O evento decorre a partir das 18h00 na sede regional da OA, em Ponta Delgada, e integra um programa de dois dias, que inclui encontros com advogados açorianos e um jantar de convívio.
A candidatura de Costa Pinto apresenta-se como a única capaz de unir a Ordem dos Advogados e reforçar a sua representatividade na defesa dos profissionais do setor. O advogado Paulo Saragoça da Matta assume o papel de mandatário nacional, enquanto a advogada Carolina Arruda, de Ponta Delgada, integra a lista, que abrange representantes de todo o país e dos diferentes modos de exercício da profissão.
O sufrágio para a escolha do novo Bastonário e dos órgãos nacionais e regionais está marcado para os dias 18 e 19 de março, estando prevista uma segunda volta, caso necessária, para 31 de março. No total, cerca de 40 mil advogados portugueses serão chamados às urnas.
Com 42 anos, José Costa Pinto é sócio fundador da Costa Pinto Advogados, sociedade que criou há mais de uma década. Antes, foi Associado Sénior na Uría Menéndez – Proença de Carvalho e estagiário na Simmons & Simmons. A sua especialização centra-se no direito comercial, societário e imobiliário.
Além do percurso profissional na advocacia, Costa Pinto tem uma sólida experiência associativa. Entre 2014 e 2018, liderou a Associação Nacional de Jovens Advogados Portugueses. Atualmente, é Vogal da Direção do Instituto Português de Corporate Governance e do Observatório Português de Compliance e Regulatório, Vice-Presidente da Comissão de Jurisprudência da Sociedade de Geografia de Lisboa e secretário da Mesa da Assembleia-Geral do Sporting Clube de Portugal.