O presidente do parlamento açoriano congratulou-se hoje pela aprovação de uma proposta para a criação de um grupo de trabalho sobre “Democracia na Era da Inteligência Artificial”, na Assembleia Plenária da Conferência das Assembleias Legislativas Regionais da Europa (CALRE).

A proposta, coordenada pelo presidente da Assembleia Legislativa da Região Autónoma dos Açores (ALRAA), Luís Garcia, foi aprovada hoje na assembleia plenária da CALRE, realizada por meios telemáticos.

Segundo um comunicado da ALRAA, a proposta tem como objetivo “promover o debate sobre tecnologias emergentes, governança de dados e cibersegurança, em alinhamento com os padrões europeus” e o grupo de trabalho será composto por representantes de parlamentos europeus com poder legislativo, além de especialistas em regulação de dados, cibersegurança, inteligência artificial e consultores externos.

“Através de discussões, seminários e ‘workshops’ serão reunidos diferentes parlamentos e especialistas para desenvolver recomendações que fortaleçam a democracia participativa combatendo a desinformação”, lê-se na nota da ALRAA.

PUB