A forte agitação marítima está a condicionar o abastecimento regular às Flores e ao Corvo, nos Açores, situação que poderá ser ultrapassada “nos próximos dias” caso se confirmem as previsões de melhoria do tempo, informou o Governo Regional.
Numa nota enviada às redações, a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas refere que devido à forte agitação marítima, dos últimos dias, os navios ‘Thor’ e ‘Margarethe’ têm estado “limitados na sua operação e impossibilitados de atracar nos portos das Flores e do Corvo”, situação que “está a condicionar o normal abastecimento” das duas ilhas do grupo Ocidental dos Açores.
A situação poderá ser ultrapassada “nos próximos dias, tendo em conta as potenciais janelas de oportunidade de melhoria das condições atmosféricas”, lê-se na nota divulgada pelo Governo Regional (PSD/CDS-PP/PPM), que garante estar a acompanhar “permanentemente” a situação e a desenvolver todos os esforços para que seja retomado o abastecimento às duas ilhas “o mais rapidamente possível”.
No caso do abastecimento de combustíveis, o navio ‘São Jorge’ já se encontra na ilha do Faial e “vai tentar atracar nas Flores e Corvo, na próxima quarta-feira”, caso se confirmem as previsões meteorológicas e a melhoria do estado do mar.
Quanto ao navio ‘Margarethe’, a secretaria regional adianta que “está muito condicionado pelas previsões de ondulação previstas no trajeto até às Flores”, embora haja “uma potencial abertura” do estado do tempo na quarta-feira.
Por outro lado, o navio ‘Thor B’, que faz o abastecimento regular, o Governo Regional indica que “previsivelmente, existem condições para que o mesmo opere na quarta-feira, de manhã, nas Flores, e à tarde no Corvo”, a mais pequena ilha dos Açores.
“Embora alheia à situação”, a secretaria regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas sublinha que mantém “um acompanhamento permanente da situação meteorológica e tudo fará para garantir o regular abastecimento às ilhas das Flores e do Corvo”, expressando “toda a solidariedade com as populações”.