O porto da Madalena, na ilha do Pico, Açores, vai estar encerrado à navegação entre as 18:00 locais (mais uma em Lisboa) de domingo e de segunda-feira, devido ao estado do mar, informou hoje a Autoridade Marítima.

O capitão do porto da Horta (Faial), Amílcar Gomes Braz, refere num aviso hoje enviado à agência Lusa, que o porto da Madalena, na ilha do Pico, vai estar fechado “a toda a navegação”, entre as 18:00 locais de domingo e as 18:00 de segunda-feira, “em face das condições meteorológicas, nomeadamente do estado do mar”.

Devido às previsões de mau tempo, Amílcar Gomes Braz tinha determinado na sexta-feira o fecho do porto da Madalena entre as 18:00 de domingo e as 06:00 de segunda-feira, mas hoje publicou um novo edital a estender esse período para as 18:00 horas de segunda-feira.

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) colocou na sexta-feira os grupos Ocidental e Central dos Açores sob aviso laranja e emitiu avisos amarelos para todo o arquipélago devido à formação da depressão Garoe.

A empresa de transporte marítimo de passageiros e viaturas nos Açores também cancelou as viagens marítimas de domingo entre Horta/Madalena e Horta/São Roque/Velas, devido às previsões de mau tempo.

A Atlânticoline informou em comunicado que cancelou a viagem da Linha Azul das 17:15 locais de domingo (Horta/Madalena) e das 18:00 (Madalena/Horta) devido “às condições meteorológicas adversas”.

A viagem da Linha Verde de domingo (Horta/São Roque/Velas/São Roque/Horta) também foi cancelada, “devido às condições meteorológicas adversas à navegação”.

A empresa informou ainda que “o forte agravamento do estado do tempo para os próximos dias, com destaque para a agitação marítima, deverá condicionar a operação de transporte marítimo na Região”.

Segundo um comunicado do Centro de Previsão e Vigilância Meteorológica dos Açores do IPMA, a influência da depressão Garoe deverá começar a sentir-se a partir do início da noite de hoje.

“Prevê-se que a depressão Garoe provoque precipitação em todo o arquipélago, que poderá ser por vezes forte. Prevê-se o aumento da intensidade do vento, a soprar de sudoeste rodando gradualmente para norte, com rajadas até 110 km/h [quilómetros/hora] no grupo Ocidental e 100 km/h nos grupos Central e Oriental”, adiantou o IPMA.

Em relação à agitação marítima “são esperadas ondas de oeste passando a norte, que poderão atingir os sete a nove metros de altura significativa no grupo Ocidental, os sete a oito metros de altura significativa no grupo Central, e os cinco a sete metros de altura significativa no grupo Oriental”.

Devido à passagem da depressão Garoe pelo arquipélago dos Açores, o IPMA emitiu avisos laranja (para as ilhas dos grupos Ocidental e Central) e amarelo (para todas as ilhas).

O aviso laranja é emitido pelo IPMA sempre que existe situação meteorológica de risco moderado a elevado.

O aviso amarelo, o menos grave de uma escala de três, é emitido sempre que existe uma situação de risco para determinadas atividades dependentes da situação meteorológica.

 

PUB