O treinador Vasco Matos afirmou hoje que o Santa Clara já não é a equipa sensação, mas a “afirmação” da I Liga de Futebol, rejeitando qualquer deslumbramento no plantel e prometendo “muita ambição” para a segunda volta.

“Estamos em janeiro e a equipa tem dado resposta atrás de resposta (…). É uma afirmação daquilo que é o nosso trabalho, daquilo que é o valor dos nossos jogadores e da nossa equipa. É um trabalho de muita gente”, declarou.

O técnico dos açorianos, que terminaram a primeira volta em quinto lugar, falava em conferência de imprensa realizada no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, na véspera de receção ao Estoril Praia a contar para a 18.ª jornada do campeonato.

Face aos “resultados demonstrados” e estando metade do campeonato cumprido, Vasco Matos rejeitou o rótulo de equipa sensação, considerando que os açorianos já são uma “afirmação”.

“Não vamos permitir que alguém se deslumbre aqui dentro. Sabemos que à medida que o campeonato vai correndo os jogos vão sendo mais difíceis, mas o nosso trabalho não pode parar por aqui. Temos de ter muita ambição. Sabemos que se vai ser mais difícil então ainda temos de estar mais preparados”, reforçou.

O treinador alertou para as dificuldades da próxima partida, elogiando o Estoril Praia, que somou uma vitória frente ao Estrela da Amadora (4-2), um empate com o Moreirense (2-2) e uma derrota com o Benfica (3-0) nos últimos três encontros.

“É uma equipa com qualidade. Vem de quatro pontos em seis possíveis, como nós. Uma boa equipa, algo diferente da que defrontámos na primeira jornada, com alguns jogadores novos. Uma equipa com um valor individual bastante aceitável. Uma equipa forte”, sublinhou.

Vasco Matos apelou à concentração dos jogadores para garantir o regresso às vitórias, depois de na última jornada a formação açoriana ter somado um empate frente ao Farense (0-0), precedido de vitórias diante do Famalicão (2-1) e uma derrota com o Sporting de Braga (2-0).

“Queremos regressar às vitórias. Contámos com o apoio dos adeptos. Esse é o nosso caminho. Continuamos a trabalhar. Aproveitámos a paragem para melhorar algumas dinâmicas e para revigorar a equipa mentalmente e fisicamente”, assinalou.

O Santa Clara, quinto classificado com 31 pontos, recebe o Estoril Praia, 12.º com 18, no estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, no próximo sábado, às 14:30 locais (15:30 em Lisboa).

A partida da 18.ª jornada vai contar com arbitragem de Miguel Fonseca, da associação do Porto.

Treinador do Estoril Praia realça “energia e boa ligação” entre equipa e adeptos

O treinador Ian Cathro salientou hoje a “energia e boa ligação” entre jogadores e adeptos do Estoril Praia, que pretende ver repetidos sábado no jogo com o Santa Clara, da 18.ª jornada da I Liga de futebol.

“A nossa atitude para o jogo vai ser igual. Uma coisa interessante para dizer é que senti, no último jogo na Amadora, uma energia e uma boa ligação entre os adeptos e a equipa”, afirmou o técnico, de 38 anos, na antevisão do jogo marcado para os Açores.

O técnico, que orienta o emblema da Linha de Cascais desde o início da presente época, reconheceu ainda que elementos até então menos utilizados como Xeka e Yanis Begraoui, que se revelaram fundamentais na vitória sobre o Estrela da Amadora (4-2), e André Lacximicant, autor de três golos no particular frente aos suíços do Yverdon Sport, no passado sábado, poderão acrescentar alguma energia à equipa.

“Acho que isso é verdade e, bem, já disse várias vezes que sinto este grupo a crescer muito, é essa a verdade”, afirmou, satisfeito com a produção da equipa nas últimas semanas.

Relativamente a ajustes que o Estoril Praia poderá fazer no mercado de inverno, Ian Cathro não considera mais importante reforçar o ataque, considerando esse um setor tão importante para se focar como qualquer outro.

“Acho que temos de ter várias maneiras de resolver este problema. É, simplesmente, ver os dois lados: temos de fazer mais golos e também temos de sofrer menos golos”, avaliou.

O técnico britânico abordou ainda as saídas dos defesas Ismael Sierra (emprestado ao Osasuna Promessas, de Espanha) e Volnei (transferido para os gregos do Panserraikos), o que deixou o setor mais recuado dos ‘canarinhos’ reduzido a quatro centrais de raiz.

Nesse sentido, deixou em aberto a chegada de um defesa central até ao encerramento do mercado.

“Obviamente, temos de ter o plantel equilibrado e essa é uma posição que temos de trabalhar. Vamos procurar chegar ao fim deste mercado em progresso constante”, garantiu, por fim.

O Estoril Praia, 12.º classificado, com 18 pontos, defronta o Santa Clara, quinto, com 31, em partida agendada para as 14:30 locais (15:30 em Lisboa) de sábado, no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, com arbitragem de Miguel Fonseca, da Associação de Futebol do Porto.

 

 

PUB