Está a ser desenvolvido nos Açores o projeto ExTRAP – “Exploratory study of Tephra Records in Azores Peatlands”, que pretende explorar o potencial das turfeiras para a reconstrução da história eruptiva dos sistemas vulcânicos, foi hoje divulgado.

O projeto, recentemente aprovado para financiamento no Concurso de Projetos Exploratórios em Todos os Domínios Científicos 2023 da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT), arrancou oficialmente no dia 01 de janeiro e terá uma duração prevista de 18 meses, segundo uma nota do IVAR – Instituto de Investigação em Vulcanologia e Avaliação de Riscos da Universidade dos Açores.

O ExTRAP conta com um orçamento de cerca de 50 mil euros para “explorar o potencial das turfeiras como arquivo sedimentar, a partir do qual se poderá reconstruir, com grande detalhe, a história eruptiva dos sistemas vulcânicos dos Açores”.

“Numa fase inicial dos trabalhos pretende-se realizar uma campanha de prospeção em várias turfeiras do planalto central da ilha do Pico”, refere Adriano Pimentel, investigador auxiliar do IVAR e responsável pelo projeto, citado na nota.

PUB