A delegação socialista portuguesa no Parlamento Europeu vai realizar, entre os dias 16 e 18 de janeiro, em São Miguel, Açores, as primeiras jornadas parlamentares da X.ª legislatura. O encontro terá como tema central a “Ultraperiferia, Coesão e Desenvolvimento no quadro da União Europeia” e incluirá reuniões com autoridades regionais, representantes de setores produtivos e outras entidades locais.
A delegação é composta por oito eurodeputados: Marta Temido, Francisco Assis, Ana Catarina Mendes, Bruno Gonçalves, André Franqueira Rodrigues, Carla Tavares, Sérgio Gonçalves e Isilda Gomes. Juntos, representam o PS em 15 das 20 Comissões do Parlamento Europeu, bem como em quatro Subcomissões, sublinhando a abrangência do partido nas diferentes áreas de trabalho do organismo europeu.
Estas jornadas parlamentares reforçam a ligação dos eurodeputados socialistas com os desafios das regiões ultraperiféricas, como os Açores, alinhando esforços para promover políticas de coesão e desenvolvimento regional no âmbito da União Europeia.
O Partido Socialista, que venceu as eleições europeias de 9 de junho de 2024 com 32% dos votos, é atualmente o único partido nacional com representação das duas Regiões Autónomas – Açores e Madeira – no Parlamento Europeu.