A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática dos Açores lançou um concurso público para a aquisição de 250 equipamentos de proteção individual para os corpos de bombeiros, no valor de meio milhão de euros, foi hoje anunciado.

O concurso, lançado através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), destina-se à aquisição de 150 aparelhos respiratórios isolantes de circuito aberto (ARICA) e 100 cilindros de ar comprimido de reserva, num investimento destinado “a fortalecer a capacidade operacional dos corpos de bombeiros do arquipélago”, adianta o governo.

Numa nota de imprensa, o executivo (PSD/CDS-PP/PPM) explica que os ARICA são equipamentos de respiração autónoma que permitem aos bombeiros intervir em atmosferas contaminadas ou com deficiente concentração de oxigénio, garantindo a proteção das vias aéreas e da face do operador.

Estes aparelhos serão distribuídos com base nas necessidades de cada corpo de bombeiros e visam reforçar a capacidade de intervenção em incêndios de natureza urbana e industrial, bem como noutros ambientes hostis.

Segundo o secretário regional do Ambiente, com a tutela da Proteção Civil, a aquisição permitirá “prosseguir com o apetrechamento e a substituição deste tipo de equipamento de proteção individual, assim como garantir uma melhor proteção para os bombeiros que atuam neste tipo de operações de socorro”.

Alonso Miguel, citado na nota de imprensa, destacou “os investimentos já realizados na renovação da frota vermelha, com a adjudicação de nove novas viaturas, no valor de 3,3 milhões de euros, e de nove ambulâncias de socorro”, num investimento de um milhão de euros.

Para breve prevê-se ainda o lançamento de um novo concurso para a aquisição de mais cinco viaturas de combate a incêndios e de outras nove ambulâncias de socorro.

Por outro lado, sublinhou o governante, será implementado a breve trecho o Modelo de Financiamento das Associações Humanitárias, um instrumento essencial para assegurar a estabilidade financeira destas instituições.

Este ano foi regulamentada a valorização salarial dos bombeiros, que permitiu “aumentar os vencimentos dos bombeiros em 102 euros, na base da tabela salarial”, e foi aprovado o novo Estatuto Social do Bombeiro Voluntário.

Para 2025 a área da Proteção Civil e Bombeiros contará com um plano de investimentos no valor de cerca de 14 milhões de euros.

PUB