A 12ª edição da campanha solidária “Dê Troco a Quem Precisa” arrancou hoje e decorre até 20 de dezembro em cerca de 500 farmácias aderentes por todo o país. A iniciativa, promovida pela Associação Dignitude através do Programa abem: Rede Solidária do Medicamento, convida os cidadãos a doar o troco das suas compras em farmácias participantes. Os donativos revertem integralmente para apoiar famílias em situação de pobreza a acederem aos medicamentos prescritos.

De acordo com o Índice de Saúde Sustentável da Nova IMS, 1 em cada 10 portugueses não consegue comprar os medicamentos necessários por falta de recursos financeiros. Para fazer face a esta realidade, a campanha mobiliza não só farmácias, mas também entidades locais e autarquias que colaboram na identificação de beneficiários.

Em Ponta Delgada, o município aderiu ao Programa abem: e comparticipa os custos para os beneficiários identificados. “É um esforço conjunto que inclui a participação da comunidade. Apelamos a que todos contribuam, seja doando troco nas farmácias aderentes, seja através de outros meios, como MB WAY ou transferência bancária”, referiu José Joaquim Ferreira Machado, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada.

Na Região Autónoma dos Açores, existem 21 farmácias integradas na Rede abem:, abrangendo mais de 237 beneficiários desde o início do programa em 2016. Só nesta região, já foram dispensadas 9343 embalagens de medicamentos. Entre os municípios aderentes nos Açores estão:

  • Município da Horta
  • Município da Madalena
  • Município de Ribeira Grande
  • Município de Ponta Delgada
  • Município de São Roque do Pico

A farmacêutica Rita Serpa, da Farmácia Popular em Ponta Delgada, reforçou a importância da campanha: “Ao doar o troco das suas compras, estará a garantir que pessoas em situação vulnerável possam aceder aos medicamentos de que necessitam.”

As contribuições também podem ser feitas por MB WAY (932 440 068) ou transferência bancária (PT50 0036 0000 9910 5914 8992 7). Para recibos de donativo, basta enviar o comprovativo para geral@dignitude.org.

 

PUB