Vítor Fraga, ex-secretário regional do Turismo e Transportes dos Açores e atual gestor em empresas como a Haçor SA e a HL-Sociedade Gestora do Edifício SA, foi eleito presidente do Conselho Coordenador da SEDES Açores para o mandato 2024-2026.
A eleição, que decorreu com 93% dos votos expressos e sem oposição, marcou o lançamento oficial da delegação açoriana da cinquentenária Associação para o Desenvolvimento Económico e Social, na presença de Álvaro Beleza, presidente da SEDES nacional.
Ao assumir o cargo, Vítor Fraga destacou os pilares da sua liderança: combate à pobreza, formação e qualificação de recursos humanos e promoção de uma economia diversificada. “É preciso que a SEDES Açores assuma uma postura ativa e de propositura, baseada em valores de desenvolvimento sustentável, de coesão social e de inovação”, sublinhou, acrescentando que “pretende valorizar áreas estratégicas como o turismo, a agricultura, a economia azul, a tecnologia e o espaço, sempre com um compromisso com a sustentabilidade ambiental”.
Vitor Fraga enfatizou ainda o papel da SEDES Açores como um espaço de construção de pontes e de diálogo inclusivo: “que a SEDES Açores seja o espaço ideal para a construção de novas pontes e de consolidação de uma agenda de futuro para os Açores”.
O presidente eleito reforçou o compromisso com a escuta ativa de jovens, empresários, instituições de ensino e organizações sociais, com o objetivo de desenvolver iniciativas concretas que enfrentem os desafios da Região.
O Conselho Coordenador da SEDES Açores inclui os vice-presidentes Filipe M. Porteiro, José António Soares e Joel Neto, além da secretária-geral Rafaela Seabra Teixeira.
Entre os objetivos anunciados, estão previstos também observatórios setoriais que irão acompanhar a evolução da política, economia, sociedade e cultura açorianas. A composição e funções desses observatórios serão divulgadas nas próximas semanas.
O Conselho Consultivo, outro órgão relevante da delegação açoriana, será presidido por Luciano Melo e composto por profissionais de renome de várias áreas e ilhas.
Este grupo visa assegurar uma perspetiva abrangente e alinhada com os objetivos de desenvolvimento da associação.
Com a sua instalação nos Açores, a SEDES reforça o compromisso de ser uma plataforma de diálogo e inovação, promovendo soluções sustentáveis e inclusivas para os desafios socioeconómicos da Região.