A Câmara Municipal de Vila do Porto aprovou, esta quarta-feira, a proposta de orçamento para o ano de 2025.
O documento foi aprovado por maioria, com os votos favoráveis do PS e a abstenção do PSD. O orçamento, que supera os 11,5 milhões de euros, será submetido à Assembleia Municipal para discussão e votação no próximo mês de dezembro.
Entre as prioridades definidas pelo Executivo Municipal, destacam-se os investimentos na área da Habitação, com particular enfoque no programa 1.º Direito e na recuperação de habitações degradadas, que totalizam 2,8 milhões de euros.
No setor da Água, estão previstos 570 mil euros para a construção de um furo de captação na freguesia de Santo Espírito e 500 mil euros para um novo reservatório no local do aeroporto. Além disso, serão mantidos os esforços na reabilitação da rede de águas do concelho.
O orçamento contempla ainda 450 mil euros para a requalificação dos edifícios escolares sob gestão municipal e 700 mil euros para a melhoria da rede viária do concelho.
O Executivo Municipal sublinha que este orçamento reflete uma política de proximidade com os cidadãos, priorizando áreas como habitação, saneamento básico, resíduos, viação rural e urbana, além de investimentos de cariz social, cultural e ambiental.
Para o município, este é um plano que visa responder às necessidades da população mariense, alinhando-se com as responsabilidades do poder local.