O PAN/Açores alertou hoje para “o alarmante” estado de degradação da Escola das Laranjeiras, em Ponta Delgada, e vai inserir uma proposta de alteração ao Orçamento para 2025 onde incluirá uma verba destinada à remodelação da infraestrutura.
O deputado único do PAN no parlamento dos Açores, Pedro Neves, reuniu-se na quarta-feira com o conselho executivo daquele estabelecimento de ensino, tendo apontado para “a preocupante falta de segurança dos alunos” devido a “vários problemas” estruturais no edifício e falta de assistentes operacionais na Escola Secundária das Laranjeiras.
Citado numa nota de imprensa, o deputado do PAN/Açores considera “alarmante o estado de degradação” do estabelecimento de ensino, na ilha de São Miguel, visível na “queda de pedaços de betão” e na alegada falta de renovação da rede de água e rede elétrica.
Segundo Pedro Neves, a escola, que tem mais de 30 anos, está “sem manutenção desde 2008”, uma situação que representa “um sério risco” para a segurança da comunidade escolar.
O deputado sustenta ainda que, numa reunião com a Associação de Pais e Encarregados de Educação da Escola das Laranjeiras, emergiram várias preocupações relativas ao estado de conservação da escola.
Pedro Neves critica a falta de execução das promessas de investimento de sucessivos Governos Regionais, assinalando, por exemplo, que não foi concretizada “a transferência de uma verba de 100 mil euros prevista no Orçamento de 2021” para a manutenção da infraestrutura escolar.
“É inadmissível que a educação, o afamado elevador social, continue a ser negligenciada desta forma”, acusou.