A cimeira do Governo da República e dos executivos regionais dos Açores e Madeira, prevista para São Miguel para a próxima semana, foi adiada para “data oportuna para os três governos”, disse hoje o líder do executivo açoriano.
A cimeira entre o Governo de Portugal, liderado pelo social-democrata Luís Montenegro, o Governo Regional da Madeira (PSD), presidido por Miguel Albuquerque, e o Governo Regional dos Açores (PSD/CDS-PP/PPM), chefiado por José Manuel Bolieiro, estava agendada para terça e quarta-feira, na ilha açoriana de São Miguel, mas foi adiada devido à moção de censura apresentada pelo Chega ao executivo madeirense.
“De facto, houve um adiamento à cimeira por razões que são conhecidas”, disse hoje José Manuel Bolieiro aos jornalistas em Vila do Porto, na ilha de Santa Maria, à margem das cerimónias de inauguração da sede da Agência Espacial Portuguesa.
Segundo o governante, o adiamento do encontro “não altera nada ao que está programado quanto à substância, apenas o calendário”.
“E, portanto, nós vamos manter, e eu próprio vou manter, o diálogo sobre as questões ligadas ao Orçamento do Estado e ao projeto político de uma revisão da Lei de Finanças das Regiões Autónomas nos contactos com o senhor primeiro-ministro e com o senhor ministro de Estado e das Finanças”, declarou.
Ainda de acordo com José Manuel Bolieiro, “esta situação é meramente um adiamento e não prejudicará a intenção de uma cimeira do Portugal Atlântico, do Governo da República, dos governos dos Açores e da Madeira”.
“Há de realizar-se em data oportuna para os três governos”, afirmou.
Questionado se a cimeira poderá realizar-se ainda antes da votação final global do Orçamento do Estado para 2025, no final de novembro, o líder do Governo Regional dos Açores respondeu que não pode comprometer-se com datas.
“Agora depende muito também da disponibilidade e, como sabe, não escondo, a situação que acontece com o Governo da Madeira condiciona a disponibilidade da sua deslocação”, referiu.
José Manuel Bolieiro reiterou ainda que “o que é objetivo é que a cimeira se realize nos Açores e na data que é oportuna para todos”.
“Isso não prejudicará naturalmente o meu diálogo com sua excelência o primeiro-ministro de Portugal, bem como com o ministro de Estado e das Finanças”, acrescentou.
Em 29 de outubro, José Manuel Bolieiro revelou em entrevista à RTP/Açores, na qualidade de presidente do PSD/Açores, que a ilha de São Miguel iria receber em 12 e 13 de novembro a cimeira do Governo da República e dos governos regionais dos Açores e Madeira.
“Será um espaço onde, verdadeiramente, teremos negociação entre os três governos em relação ao Orçamento do Estado e não só. A defesa em relação ao Orçamento do Estado e não só, a todas as pendências governativas”, revelou na entrevista realizada no seguimento do 26.º Congresso Regional do PSD/Açores.