O Vice-Presidente do Governo Regional dos Açores, Artur Lima, presidiu hoje ao encerramento da iniciativa “AICEP na Estrada”, que teve lugar no Centro Cultural e de Congressos de Angra do Heroísmo.

O evento teve como objetivo apresentar as ferramentas e serviços disponíveis na Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal (AICEP) para apoiar as empresas regionais na sua internacionalização e captação de investimento.

Durante a sua intervenção, Artur Lima destacou a importância da cooperação entre o Governo dos Açores e a AICEP, afirmando que “essa sinergia pode resultar em ações coordenadas que promovam não apenas a atração de capital, mas também o fortalecimento da economia local.” O governante sublinhou ainda as condições atrativas que os Açores oferecem no setor empresarial, como taxas reduzidas de IVA e IRC, em comparação com Portugal continental.

O Vice-Presidente alertou para as potencialidades da Região, enfatizando que estas derivam da sua diversidade, que inclui não apenas a terra e o mar, mas também o ar, o mar submarino e o espaço. Artur Lima também destacou o papel crucial dos parques de ciência e tecnologia da Região, como o TERINOV e o NONAGON, que estreitam a ligação entre a ciência e as empresas. “Os ecossistemas estabelecidos nestes dois parques são estruturantes no domínio das tecnologias da informação e comunicação, contribuindo para a fixação de empresas na Região e a sua afirmação nos mercados externos”, afirmou.

A AICEP Global Parques, subsidiária da AICEP, apresentou as suas atividades centradas na promoção de áreas empresariais e na capacitação de investimento. Durante o encontro, foram premiadas duas empresas locais, a Boa Fruta e a Slicedays-Hotelaria, reconhecidas pelo seu crescimento destacado no conceito “High Growth Firm”, utilizado na União Europeia. A Redcatpig, uma empresa de videojogos sediada no TERINOV, recebeu uma menção honrosa e está digitalmente presente em mais de 120 países.

As empresas premiadas partilharam as suas experiências e desafios em relação à internacionalização durante uma mesa-redonda moderada pelo diretor do Diário Insular, José Lourenço. A iniciativa “AICEP na Estrada” começou em Angra do Heroísmo e irá continuar para outras regiões do país, discutindo as tendências e desafios do comércio internacional adaptados à realidade local.

A AICEP é a entidade pública nacional responsável pela captação de investimento e pela promoção da internacionalização da economia portuguesa, visando estimular o volume de exportações e a expansão internacional das empresas.

PUB