O Governo dos Açores considerou hoje que a expansão dos voos entre a região e a Suíça reforça a conectividade do arquipélago com a Europa e constitui “um grande passo” para distribuir “de forma mais equilibrada” os fluxos turísticos.

“Esta expansão não só reforça a conectividade dos Açores com a Europa, mas também potencia as rotas já existentes para o continente norte-americano e promove a sustentabilidade económica e social, beneficiando diretamente a comunidade local”, refere o vice-presidente do Governo dos Açores, Artur Lima, numa nota enviada às redações.

A companhia aérea Edelweiss Air vai reforçar, a partir de março de 2025, os seus voos de Zurique (Suíça) para Ponta Delgada (Açores) e introduzir uma nova rota para a ilha Terceira, revelou hoje a Associação Visit Açores.

Numa nota de imprensa, a Vice-Presidência do Governo dos Açores saúda a companhia aérea pela expansão das suas operações nos Açores, com destaque especial para a nova rota que ligará Zurique à ilha Terceira, “um grande passo para distribuir de forma mais equilibrada os fluxos turísticos pelas ilhas” dos Açores.

A iniciativa, acrescenta Artur Lima, é o resultado do trabalho da Visit Azores, em parceria com a Aerogare Civil das Lajes e o Governo Regional dos Açores, “no desenvolvimento e consolidação das acessibilidades aéreas ao arquipélago”.

Sobre o reforço das ligações entre a Suíça e os Açores e a nova rota para a Terceira também se pronunciou a secretária regional do Turismo, Mobilidade e Infraestruturas, tendo Berta Cabral sublinhado que a medida “vem ao encontro de dois dos grandes desafios do Governo dos Açores, nomeadamente levar fluxos a todas as ilhas e o combate à sazonalidade”.

“Este é o resultado positivo de um trabalho contínuo que tem vindo a ser desenvolvido por várias entidades regionais, incluindo o Governo dos Açores e a Visit Azores, para desenvolver a conectividade aérea da região e potenciar o turismo”, sublinha Berta Cabral, acrescentando que a nova rota para a ilha Terceira é “uma grande vitória”, permitindo o “acesso mais direto às ilhas do grupo Central e entrar e sair da região por aeroportos diferentes”.

A partir do início de março e até novembro de 2025, a Edelweiss Air operará uma frequência semanal para o aeroporto de Ponta Delgada, na ilha de São Miguel.

A partir de maio, a transportadora introduzirá uma segunda frequência semanal, que continuará até outubro, e durante os meses de junho a setembro haverá uma terceira frequência por semana.

A nova rota ligando Zurique à ilha Terceira terá uma frequência semanal de junho a setembro.

Segundo a Visit Azores, entidade responsável pela promoção externa do arquipélago, este novo percurso representa “uma oportunidade única para aumentar a visibilidade da ilha e distribuir melhor os fluxos turísticos, contribuindo para um desenvolvimento mais equilibrado e sustentável das ilhas”.

A aeronave que fará as ligações será o Airbus A320-NEO, com 174 lugares e capacidade de transportar 2.088 passageiros para o aeroporto das Lajes.

 

PUB