A beOMNI Expression, dirigida por Joana Moreira e Miguel Maduro-Dias, vai apresentar o projeto “A minha vida é o mar o Abril a rua” no próximo dia 9 de novembro, no Auditório do Ramo Grande, na Praia da Vitória, ilha Terceira, inserido no festival Outono Vivo.
O evento divide-se num workshop bipartido e um espetáculo noturno. O workshop decorrerá das 14h30 às 16h00, orientado pelo historiador Francisco Maduro-Dias, e das 16h30 às 18h00, com o professor Henrique Manuel Pereira. O espetáculo pela dupla da beOMNI Expression tem início marcado para as 22h00. A entrada em ambas as atividades é gratuita, sendo necessária inscrição prévia para o workshop através do site beOMNI Expression, e levantamento de bilhetes para o espetáculo, disponíveis na Academia de Juventude (de segunda a sexta, das 08h30 às 18h30) ou no Auditório do Ramo Grande (duas horas antes do evento).
Inspirado nos ideais de liberdade e na força da palavra de Sophia de Mello Breyner Andresen, o espetáculo integra a celebração dos 50 anos do 25 de Abril. A narrativa é inteiramente construída com textos da autora e propõe uma viagem através de alguns dos seus poemas de caráter revolucionário e contemporâneo. A apresentação conjuga artes diversas e inclui a interpretação de obras de compositores como Berta Alves de Sousa, Luíz Costa, Fernando Lopes-Graça, Gabriel Morais de Sousa, e clássicos de Edvard Grieg, Claude Debussy, e Sergei Rachmaninoff, além de músicas de Abril de Zeca Afonso e Sérgio Godinho.
O workshop será um momento de reflexão e partilha sobre temas como “A Democracia, o Abril e a Liberdade” e “Sophia e a sua Obra Poética de Carácter Revolucionário”. Os participantes terão a oportunidade de explorar questões inspiradoras como “Que ideia de Liberdade e Espaço tem um pássaro numa gaiola?” e “Qual a missão do poeta e da poesia aos olhos de Sophia?”
Com o apoio da República Portuguesa – Cultura / Direção-Geral das Artes, da Comissão Comemorativa dos 50 anos do 25 de Abril, do Município da Praia da Vitória, da Cooperativa Praia Cultural, do Outono Vivo e da Quinta do Espírito Santo, este evento celebra a liberdade e a literatura, homenageando uma das maiores vozes da poesia portuguesa.