A Secretaria Regional do Ambiente e Ação Climática, através do Serviço Regional de Proteção Civil e Bombeiros dos Açores (SRPCBA), reforçou, esta segunda-feira, o Sistema de Emergência Médica da Região.
A cerimónia, realizada no Quartel da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários de Ponta Delgada, assinalou a entrega de duas novas viaturas de Suporte Imediato de Vida (SIV) e de três equipamentos Corpuls 3, num investimento superior a 160 mil euros.
Alonso Miguel, Secretário Regional da tutela, sublinhou que esta medida reafirma o compromisso do Governo Regional em garantir recursos para uma resposta eficaz em emergências, destacando o papel fundamental do projeto SIV, em funcionamento desde 2012, que atualmente opera cinco viaturas nas ilhas de São Miguel, Terceira, Faial e Pico.
No último ano, as viaturas SIV em São Miguel responderam a 1.670 chamadas de emergência, ilustrando o impacto direto deste serviço na segurança das populações.
O Secretário destacou ainda o sucesso do projeto-piloto de SIV com ambulância na Praia da Vitória, apontando-o como uma inovação para o apoio às comunidades.
Alonso Miguel anunciou que, em breve, será introduzida formação em Suporte Avançado de Vida Pediátrico (PALS) e Trauma Avançado (ITLS) para os tripulantes das viaturas SIV, de forma a reforçar a capacidade de resposta em situações críticas.
O governante assinalou que o investimento na emergência médica cresceu 35% face a 2020, abrangendo viaturas, equipamentos, fardamento e novas estratégias de gestão. Enalteceu ainda o trabalho dos técnicos, enfermeiros e médicos do projeto SIV, comprometendo-se a manter o foco na prontidão e qualidade do atendimento em situações de emergência médica nos Açores.