A Câmara Municipal de Ponta Delgada é parceira da oitava edição do Colóquio do Atlântico, um evento que celebra o legado de Teófilo Braga, no centenário da sua morte. A iniciativa, intitulada “Teófilo hoje: No centenário da sua morte”, realiza-se de 29 a 30 de outubro em Ponta Delgada e de 4 a 5 de novembro em Lisboa.

A sessão de abertura, marcada para o dia 29 de outubro, às 18h30, no Salão Nobre dos Paços do Concelho, contará com a presença de Pedro Nascimento Cabral, Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Manuel Cândido Pimentel, Vice-Presidente do Instituto de Filosofia Luso-Brasileira, e Maria do Céu Fraga, Diretora do Centro de Estudos Humanísticos da Universidade dos Açores. A conferência inaugural, “Teófilo Braga na Presidência da República”, será apresentada por João Bosco Mota Amaral.

No dia 30, o colóquio prossegue na Biblioteca Pública e Arquivo Regional de Ponta Delgada, com início às 9h30. Durante o dia, vários especialistas apresentarão temas diversificados, explorando o impacto de Teófilo Braga na literatura, filosofia, política e antropologia açoriana. A programação inclui uma visita à Sala Teófilo Braga e uma recitação de poemas do autor.

O evento continua a 4 e 5 de novembro em Lisboa, na Biblioteca Nacional de Portugal, onde novos painéis abordarão a influência de Braga na filosofia brasileira, direito e federalismo.

Organizado por Berta Pimentel, Manuel Cândido Pimentel, Mário Viana, Nuno Santos Lopes e Renato Epifânio, o colóquio tem o apoio da Câmara de Ponta Delgada e é considerado um contributo valioso para a preservação da memória deste ilustre açoriano.

 

 

PUB