O Presidente da Câmara Municipal de Ponta Delgada, Pedro Nascimento Cabral, destacou hoje o compromisso da autarquia em promover iniciativas que melhorem a saúde física, mental e social dos cidadãos do concelho.

“Apesar de não termos competências diretas na área da saúde, temos, há vários anos, trabalhado em prol do bem-estar físico, mental e social da população”, sublinhou o autarca, durante a sessão de abertura do XVIII Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores, que decorreu numa unidade hoteleira de Ponta Delgada.

O Presidente salientou o empenho da autarquia em apoiar ações relacionadas com a prevenção e mitigação de doenças nas áreas de endocrinologia e nutrição. “Em parceria com a Unidade de Saúde de São Miguel e sob a coordenação da Direção-Geral da Saúde, temos promovido o programa ‘Diabetes em Movimento’, um projeto de exercício físico comunitário para pessoas com diabetes tipo 2, conduzido por profissionais de saúde e do desporto”, explicou Pedro Nascimento Cabral.

O autarca também destacou o apoio contínuo da Câmara a clubes e associações desportivas, reforçando o combate ao sedentarismo e incentivando hábitos saudáveis, especialmente entre os jovens, em alinhamento com o lema “Mens sana in corpore sano”.

Além disso, relembrou que Ponta Delgada foi pioneira nos Açores ao integrar a “Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis” e enfatizou que a sustentabilidade é essencial para a promoção de uma sociedade saudável, refletindo-se nas ações da autarquia, como o encerramento de ruas no centro histórico para estimular hábitos de vida mais ativos.

Pedro Nascimento Cabral enalteceu ainda a importância de congressos como este, que beneficiam diretamente os participantes e sensibilizam o público para temas de saúde essenciais. Para além disso, reconheceu o impacto destes eventos na capacitação da Região para enfrentar desafios científicos em diversas áreas.

A sessão solene contou também com a presença de várias personalidades de destaque, como Isabel Sousa, Presidente do XVIII Congresso de Endocrinologia e Nutrição dos Açores, Rui César, Presidente Honorário do Congresso, Luís Gardete, Vice-Presidente da IDF, Sandra Silva, Presidente do Conselho de Administração da USISM, Liliana Sousa, Bastonária da Ordem dos Nutricionistas, Carlos Cortes, Bastonário da Ordem dos Médicos, Paula Macedo, Presidente do Conselho de Administração do HDES, e Mónica Seidi, Secretária Regional da Saúde e Segurança Social (por vídeo).

 

PUB