O BE/Açores enviou hoje um requerimento ao Governo Regional a pedir uma investigação às centenas de filtros K3, utilizados no tratamento de águas e em navios de cruzeiro, que apareceram na costa de São Miguel.

“Num requerimento enviado hoje ao Governo Regional, o BE pergunta que medidas serão implementadas para garantir a remoção imediata dos filtros K3 que se encontram a flutuar e a dar à costa”, avança o partido em nota de imprensa.

O BE alerta que apareceram centenas daqueles filtros na costa sul da ilha de São Miguel, em particular na praia do Pópulo e no calhau da Atalhada.

“O Bloco quer também saber se o governo vai instaurar uma investigação sobre esta situação e que medidas serão implementadas para prevenir e evitar situações futuras”, lê-se no comunicado.

O partido lembra que, em 2018, também apareceram milhares de filtros K3 naquela zona da ilha, tendo os resultados da investigação sido “inconclusivos”.

“Estes filtros constituem um problema ambiental pela sua natureza não biodegradável e o seu ressurgimento na costa sul da ilha de São Miguel deve ser acompanhado de uma investigação pormenorizada para se apurar causas, responsabilidades e se evitar novas deposições destes resíduos”, defende o BE.

O parlamento dos Açores é composto por 57 deputados, 23 dos quais da bancada do PSD, outros 23 do PS, cinco do Chega, dois do CDS-PP, um do IL, um do PAN, um do BE e um do PPM.

 

PUB