O BE/Açores solicitou ao Governo Regional o acesso aos planos de segurança e ambientais sobre os lançamentos de foguetões atmosféricos que vão decorrer na ilha de Santa Maria, revelou hoje o partido em comunicado.
O Bloco considera ser “imperativo salvaguardar medidas de segurança e condições ambientais nos lançamentos de foguetões atmosféricos que vão ocorrer nos próximos dias em Santa Maria”, frisou.
Na nota de imprensa, aquele partido da oposição defendeu que deve ser dada informação detalhada à população e ao parlamento dos Açores sobre esta matéria, recordando que, em 19 de setembro, foi revelado que a empresa Atlantic Spaceport Consortium “recebeu luz verde por parte das autoridades para o lançamento do primeiro foguetão atmosférico, na Malbusca, freguesia de Santo Espírito, na ilha de Santa Maria”.
“Há, no entanto, aspetos relacionados com este lançamento que são importantes e não foram ainda esclarecidos. Por isso, o Bloco solicitou ao Governo Regional o acesso aos planos de segurança e ambientais para perceber que condições terão que ser cumpridas pela empresa”, refere-se na nota de imprensa.
O BE/Açores quer saber o impacto previsto na circulação rodoviária na ilha de Santa Maria, no tráfego marítimo e aéreo e solicita o acesso à licença emitida pelo Governo Regional à Atlantic Spaceport Consortium, “para que se perceba exatamente qual a finalidade e o objetivo do lançamento destes foguetões atmosféricos”.