O antigo Presidente do PSD, Luís Marques Mendes, destacou sexta-feira que “os Açores são exemplo de desenvolvimento para os País”, com uma economia a crescer há quase 40 meses consecutivos, pela taxa de desemprego a decrescer, pela evolução do setor turístico e vitalidade das empresas.

O social-democrata falava no jantar-conferência da Universidade de Verão da JSD/Açores sobre “Integração e trabalho” perante cerca de 30 jovens açorianos participantes do evento, que ocorreu no Teatro Micaelense, em Ponta Delgada.

Luís Marques Mendes sublinhou, na ocasião, a necessidade de “haver uma liderança dos jovens” na sociedade, designadamente na gestão de empresas, na academia, na investigação, em trabalhos qualificados para que se verifique uma “inovação e transformação”.

E para o político, os Açores e a Madeira se revelam “um exemplo notável em termos de exercício de autonomia regional”, de que o PSD “deve ter grande orgulho por ter sido “inspirador da ideia política e constitucional da autonomia regional e modelo democrático”.

A título de exemplo, indicou que “nos Açores tem-se cultivado com eficácia e resultados o diálogo, a solidariedade, o espírito de abertura, capacidade de colaboração, com consequências positivas”.

Agora, tendo José Manuel Bolieiro como líder do PSD/Açores e Presidente do Governo Regional, uma pessoa “séria, honesta, pragmática e capacidade de decisão que muitos não esperavam, com visão estratégica, de gerir a Região com coesão, sentido de confiança e esperança”, Marques Mendes exalta o respeito pela sua postura.

“Uma pessoa que é admirada na sua maneira de ser e forma correta, muito ética e responsável pelo modo como faz política”, saudou.

Para além da autonomia regional e forma como os Açores vivem a democracia, o social-democrata considera a Região pelo exemplo “pelo crescimento da economia que se verifica desde 2021, pelo aumento do consumo, vitalidade do investimento especial das empresas, capacidade de criação de riqueza”.

No que toca ao desenvolvimento social, apontou a taxa de desemprego das mais baixas do País, com uma população empregada a rondas os 117 mil, a par do Turismo que se encontra “em alta”.
“Em todo o lado se sente desenvolvimento”, vincou.

Daí que Marques Mendes exortou os jovens a ter “ambição que está na base do sucesso”, contribuindo para o desenvolvimento dos Açores e do País, para que se fixem nas ilhas que os viram nascer.

Atualmente, sublinhou, “a Região detém cada vez mais jovens qualificados que importa manter e investir”, num caminho que tem sido trilhado pelo Governo liderado por José Manuel Bolieiro.

A Universidade de Verão da JSD é, para Luís Marques Mendes, “uma semente que fica de conhecimento, de princípios e de valores. E hoje precisamos muito da Juventude”, concluiu.

PUB