O FC Porto precisa de uma rápida ambientação às condições atmosféricas tropicais dos Açores, onde visita o Santa Clara na sexta-feira, em encontro da segunda jornada da I Liga, advertiu hoje o treinador Vítor Bruno.

“É impossível controlar isso. Independentemente das condições que existirem, temos de nos adaptar rapidamente àquilo que o jogo pedir. Depois, se é com sol, chuva ou vento… tivemos condições miseráveis nos quartos de final da Taça de Portugal na época passada e há que garantir sempre uma total integridade física dos elementos que estão lá dentro. Enquanto o jogo puder andar, lá estaremos para dar corpo”, apontou o técnico, em conferência de imprensa.

Os ‘dragões’ entraram a vencer no campeonato pela quinta temporada seguida, ao imporem-se na receção ao Gil Vicente (3-0), enquanto os açorianos, vencedores da II Liga em 2023/24, regressaram à elite com uma goleada no terreno do Estoril Praia (4-1).

“O adversário vem de uma dinâmica interessante desde a época passada e, se dúvidas houvesse, dissiparam-nas agora. Têm tido um início muito forte, com vitórias sobre equipas de I Liga na pré-época e um triunfo contundente na Amoreira, onde estiveram a perder por 1-0, mas mostraram capacidade para virar resultados. Isso tem muito de autor. Vê-se que o Santa Clara sabe o que faz em campo e tem uma equipa madura e adulta. Vai exigir que entremos em campo equipados com os valores do FC Porto e com total espírito de missão. Isso terá de ser obrigatório para sermos bem-sucedidos no final”, projetou.

Sucessor de Sérgio Conceição, com quem trabalhava há 12 anos e foi adjunto do FC Porto nas últimas sete temporadas, mas entrou numa mediatizada rutura laboral, Vítor Bruno recordou as dificuldades enfrentadas pelos ‘azuis e brancos’ nas últimas visitas aos Açores.

Em 2023/24, no caminho para a conquista da Taça de Portugal pela terceira época seguida, os ‘dragões’ venceram com reviravolta o Santa Clara (2-1), num encontro disperso por 22 dias, já que as condições atmosféricas adversas e o mau estado do relvado do Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, motivaram a sua interrupção aos 27 minutos e, por consequência, o adiamento de 07 para 29 de fevereiro.

“A capacidade das grandes equipas é adaptarem-se àquilo que o jogo pede. Há adversários que nos pedem para chegar à baliza em dois toques e outros com 20, 30, 40 ou 50. Muito sinceramente, esse pode muito ser o segredo de amanhã [sexta-feira]: perceber em que condições o jogo vai aparecer, saber adaptar rapidamente àquilo que nos está a pedir e fazer perceber os jogadores de que vai ser preciso competir. Só assim poderemos conseguir um bom resultado. Isso é ponto de ordem para nós e tem sido falado durante a semana. Cada segundo terá de ser [disputado] no máximo. É o único caminho que temos para sair com um bom resultado”, juntou.

Marcano, Zaidu e Francisco Conceição prosseguem no boletim clínico dos ‘dragões’, enquanto Evanilson estará a caminho do Bournemouth, do escalão principal inglês, e Fábio Cardoso deve chegar hoje aos Emirados Árabes Unidos para cumprir exames médicos e formalizar o empréstimo ao Al Ain, vencedor da Liga dos Campeões asiática em 2023/24.

Santa Clara e FC Porto, ambos integrados no conjunto de líderes, com três pontos, defrontam-se na sexta-feira, às 16:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, no encontro de abertura da segunda jornada da I Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

 

Iminente saída afasta Evanilson da convocatória do FC Porto

O futebolista Evanilson vai falhar a convocatória do FC Porto para a visita ao Santa Clara, na sexta-feira, da segunda jornada da I Liga, numa altura em que estará a caminho do Bournemouth, garantiu hoje o treinador Vítor Bruno.

“O Evanilson não vai seguir para os Açores. É sempre impactante perder um jogador tão influente a 24 horas do jogo. Não podemos esquecer os números dele, que, mesmo estando condicionado em alguns momentos com lesões, deu um enorme contributo à equipa. Vai fazer falta, mas fará mais falta quem cá está”, partilhou o técnico, em conferência de imprensa.

De acordo com a imprensa, o FC Porto chegou a acordo com o Bournemouth, do principal escalão inglês, para a transferência do avançado internacional brasileiro por 37 milhões de euros (ME) fixos, mais 10 ME em variáveis.

Melhor marcador ‘azul e branco’ em 2023/24, com 25 golos em 42 jogos nas diversas provas, Evanilson, de 24 anos, foi contratado ao Fluminense em 2020/21, num negócio avaliado em 8,8 ME por 80% dos direitos económicos, tendo totalizado 154 encontros, 60 tentos e 17 assistências nas últimas quatro temporadas.

“Teremos de ter um olhar para o mercado. É fruto da realidade atual do futebol, mas a comunhão é total e a partilha [de ideias] é permanente. O presidente [André Villas-Boas] sabe as necessidades da equipa e eu também sei qual é a necessidade do clube em fazer encaixes financeiros. Temos de estar atentos e de ter alvos identificados, mas há soluções dentro de casa que podem dar resposta”, reconheceu.

Evanilson esteve ausente da reviravolta vitoriosa sobre o campeão nacional Sporting (4-3, após prolongamento) na Supertaça Cândido de Oliveira, em Aveiro, em 03 de agosto, mas foi suplente utilizado no triunfo caseiro sobre o Gil Vicente (3-0), da jornada inaugural da I Liga, num encontro em que o inglês Danny Namaso repetiu a titularidade no eixo ofensivo.

“Tem feito por merecer. Não gosto de castrar os jogadores nem de lhes retirar a sua mais alta expressão de criatividade. Muitas vezes, olhamos para o drible, o golo ou a assistência num avançado, mas dou muito valor a outras coisas. Os homens da frente têm de ser os primeiros a estar altamente comprometidos nos momentos sem bola e o Danny Namaso tem feito isso na perfeição, acrescentando também em posse”, avaliou Vítor Bruno.

Depois do iraniano Mehdi Taremi, que rumou a custo zero ao campeão italiano Inter Milão, Evanilson desfalcará o lote de avançados do FC Porto, no qual foi reintegrado o espanhol Fran Navarro, regressado do empréstimo aos gregos do Olympiacos, mantendo-se Danny Namaso e o também espanhol Toni Martínez.

“É normal que haja alguma desilusão no momento em que as decisões começam a ser tomadas, até porque alguns têm de ficar de fora [da convocatória] e outros vão a jogo, mas faz parte do trabalho. Depois, a forma como respondem no treino é reveladora do caráter deles. O sinal que o Toni Martínez mostrou no início da semana foi brutal e deu-me a entender com quem posso contar”, analisou.

Desconhecendo potenciais interessados no extremo Francisco Conceição, ausente da viagem aos Açores, devido a lesão, Vítor Bruno enalteceu a postura do defesa central Fábio Cardoso, que deve chegar hoje aos Emirados Árabes Unidos para cumprir exames médicos e formalizar o empréstimo ao Al Ain, vencedor da Liga dos Campeões asiática em 2023/24.

“Não sendo um titular indiscutível e tendo perdido algum espaço, é um profissional com quem dá gosto trabalhar. De todos com quem já trabalhei, fará sempre parte do meu onze titular. Merece tudo de bom, é um campeão e nunca desiste”, definiu.

Santa Clara e FC Porto, ambos integrados no conjunto de líderes, com três pontos, defrontam-se na sexta-feira, às 16:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, no encontro de abertura da segunda jornada da I Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Baró falha visita ao Santa Clara em convocatória sem Evanilson e Fábio Cardoso

O futebolista Romário Baró ficou hoje ausente dos 24 convocados do FC Porto para a visita ao Santa Clara, na sexta-feira, da segunda jornada da I Liga, numa lista expectavelmente sem Evanilson e Fábio Cardoso, ambos de saída.

Ausente dos dois jogos oficiais disputados pelos ‘dragões’ em 2024/25, o médio luso-guineense voltou a ser preterido por opção das escolhas do treinador Vítor Bruno, que deixou os jovens Diogo Fernandes, Gonçalo Ribeiro, Gabriel Brás, Martim Cunha e Gonçalo Sousa ao dispor da equipa B, da II Liga.

De fora das opções está também o avançado brasileiro Evanilson, melhor marcador ‘azul e branco’ na época passada, que estará a caminho do Bournemouth, do escalão principal inglês, enquanto o defesa central Fábio Cardoso deve chegar hoje aos Emirados Árabes Unidos para cumprir exames médicos e formalizar o empréstimo ao Al Ain, vencedor da Liga dos Campeões asiática em 2023/24.

Marcano, Zaidu e Francisco Conceição prosseguem no boletim clínico, mas o defesa central espanhol, em recuperação de uma rotura ligamentar do joelho direito desde setembro de 2023, faz parte da comitiva que partiu de tarde rumo aos Açores via Aeroporto Francisco Sá Carneiro, em Pedras Rubras, no concelho da Maia.

Santa Clara e FC Porto, ambos integrados no conjunto de líderes, com três pontos, defrontam-se na sexta-feira, às 16:00 locais (17:00 em Lisboa), no Estádio de São Miguel, em Ponta Delgada, nos Açores, no encontro de abertura da segunda jornada da I Liga, sob arbitragem de Fábio Veríssimo, da associação de Leiria.

Lista dos 24 convocados:

– Guarda-redes: Diogo Costa, Cláudio Ramos e Samuel Portugal.

– Defesas: João Mário, Martim Fernandes, Zé Pedro, Iván Marcano, Otávio Ataíde, David Carmo e Wendell.

– Médios: Marko Grujić, Alan Varela, Stephen Eustáquio, Nico González, Vasco Sousa, André Franco e Iván Jaime.

– Avançados: Rodrigo Mora, Pepê, Galeno, Gonçalo Borges, Danny Namaso, Fran Navarro e Toni Martínez.

 

 

PUB